Lendas do Cinema | Daniel Day-Lewis

Lendas do Cinema | Daniel Day-Lewis

O cinema é recheado de grandes lendas (algumas ainda vivas), atores os quais ultrapassam a linha da normalidade ou do talento, dentre muitos como De Niro, Pacino, Hoffman ou Hanks, nós temos um que se destaca de forma absurda entre os melhores. E isso não se deve apenas pelo “sucesso” ou “fama” ou indicações ao Oscar, mas sim pela sua sensibilidade e imersão nos personagens que interpreta, ou melhor, encarna. Nessa série aqui da POCILGA, vamos falar um pouco de grandes atores e indicar os 3 melhores filmes de cada um deles, começando com Daniel Day-Lewis.

Daniel Day-Lewis

Não poderíamos começar se não pelo maior ator de todos os tempos na opinião de muitos, não apenas pelo fato de ser detentor de 3 estatuetas de melhor ator, mas pelo seu talento e entrega em todos os personagens os quais interpretou, desde filmes mais antigos como O Último dos Moicanos ou A Insustentável Leveza do Ser, até Lincoln.

Daniel é um artista fora do comum, seus métodos são nada convencionais ou ortodoxos, mas seu resultado é sempre esplêndido, assistir um filme dele é como entrar na Capela Sistina.

Meu Pé Esquerdo

Em terceiro lugar em em Top 3 Pessoal de melhores filmes do Daniel, Meu Pé Esquerdo é um dos seus maiores e melhores trabalhos. Aqui ele interpretou um pintor com paralisia cerebral que só conseguia mexer seu pé esquerdo, seu trabalho de imersão ao personagem foi tão intenso que ele se recusou a sair da cadeira de roda durantes as filmagens, o que resultou a fratura de 2 costelas! Depois do filme ser lançado ele levou alguns anos até tomar postura e andar normalmente.

Meu Pé Esquerdo (My Left Foot)
Meu Pé Esquerdo (My Left Foot)

O filme rendeu sua primeira estatueta do Oscar de Melhor Ator, foi impressionante o que ele passou através dos olhos e cenas onde, às vezes, ele tinha ataques. A própria maneira como ele falava e sempre com o pescoço dobrado, tudo isso lo levou a muito sofrimento durante as filmagens tamanho foi a sua doação ao ao personagem. É impressionante a sensibilidade que ele transmitiu nesta obra apenas com os olhos e com a fala dificultada. Este é um filme, definitivamente, não pode deixar de ser assistido.

Gangues de Nova York

Em segundo lugar: Poderia entrar nessa lista (afinal listas são assim, a cada momento pensamos diferente) Sangue Negro, outro filme o qual ele levou o Oscar de Melhor ator por seu papel de um “Rei do Petróleo“. Uma obra densa, impressionante e feita de maneira incrível. Os primeiros 15 minutos do filme não tem nenhuma fala e sua interpretação é simplesmente incrível. Existe uma cena onde ele precisa admitir seu pecado na frente de toda igreja, com certeza é uma das mais incríveis do cinema. Outra cena excelente é uma em que ele briga com o Paul Dano onde ele joga uma bola de boliche autêntica nele.

Porém indicarei um filme que pouca gente conhece ou valoriza a sua interpretação que, na minha opinião, é superior a Sangue Negro, ele merecia um Oscar por essa atuação em Gangues de Nova York, que é um filme do Martin Scorsese com o Leonardo Dicaprio. Foi o primeiro filme da parceria que rendeu mais 5 filmes com o mesmo. Neste, Day Lewis mais uma vez dá um show, ele é aquele tipo de coadjuvante que rouba a cena com detalhes e diálogos únicos.

Gangues de Nova York. Nice mustache!
Gangues de Nova York. Nice mustache!

Com seu olho de vidro e seu bigode invejável, ele nos presenteia com cenas incríveis de luta com facas, o mais curioso é que neste trabalho ele deixou de tomar banho alguns dias, só pra sentir como era a escassez de higiene das pessoas do século XVIII. Trata-se de uma obra simplesmente incrível e que vale a pena ser assistida por quem ainda não a viu!

Lincoln

Em Primeiro Lugar o filme que rendeu seu último Oscar e também o último filme admirável do Spielberg (até esta presente data), Lincoln. Não poderia ser diferente, Lincoln sem dúvidas é o melhor filme do Day-Lewis. Ao lado de Tommy Lee Jones e Gordon Levitts ele deu vida ao presidente mais querido e aclamado da história dos Estados Unidos. Daniel passou cerca de 1 ano e meio apenas lendo biografias e livros a respeito de Lincoln. Sua maquiagem e caracterização física do personagem foi impressionante, era como ver o próprio e estimado presidente americano na telona. Uma interpretação magistral que nos tira lágrimas ao assistir.

Lincoln, o verdadeiro.
Lincoln, o verdadeiro.

Espero que tenham gostado! Podem dar indicações de grandes atores ou atrizes pra fazermos mais listas de filmes e interpretações que não podem deixar de serem assistidos 🙂

Letícia Cunha

Entendo Fight Club de trás pra frente, mas não entendo Donnie Darko de jeito nenhum e o pião de Inception não me confunde.

3 comentários sobre “Lendas do Cinema | Daniel Day-Lewis

  1. Complicado colocar apenas 3 filmes. Talvez essas possam ser suas 3 melhores atuações (apesar de eu preferir trocar Gangues de NY por Sangue Negro), mas não sei se são os 3 melhores filmes que ele já fez. Lincoln mesmo é bem irregular e só vale mesmo pela sua atuação impressionante.

    1. Complicado mesmo, como filme eu prefiro no caso o Gangues de Noava York a Sangue Negro, mas se for na atuação talvez em Sangue Negro ele esteja mais INTENSO.

      Excelentes escolhas, eu não sei se conseguiria listar tão poucos trabalhos assim de um ator como Lewis

  2. Eu to surpreso pela coragem de por Gangues de NY. Um filme que tinha muito pra dar certo se não fossem umas besteirinhas de edição (a cena da batalha entre Liam Neeson e Lewis com música pop, por exemplo) que destoam do resto do filme. Parabéns!

    PS: Recomendo que assistam The Boxer (1997)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *