Crítica | Chak De! India (2007)

O cinema indiano é um dos mais prolíficos dos tempos atuais. Os temas abordados por Bollywood variam bastante, sempre com um estilo bem peculiar. Chak De! India pode não ter números musicais, mas ele é repleto de características que não escondem sua origem.

Kabir Khan é um jogador de hóquei da seleção da Índia. Ele ficou marcado como traidor após errar um pênalti decisivo contra o Paquistão. Após 7 anos de ostracismo, decide embarcar em uma ousada empreitada: comandar a desacreditada seleção feminina de hóquei na copa do mundo.

O preconceito que a seleção feminina sofre é grande. Em um país machista como a Índia, não tinha como ser diferente. E essa é apenas uma das adversidades que as jogadoras precisam enfrentar.

É uma pena que o roteiro opte pelo exagero e pela previsibilidade. Praticamente tudo o que vemos em Chak De! India já vimos em outros exemplares do gênero. A história do time desacreditado que precisa lutar contra tudo e contra todos é das mais comuns. Para piorar, há uma caracterização irritante de certos personagens. Temos aqui as atacantes que não passam a bola uma para a outra, a estrela, a garota que quer resolver tudo na porrada e assim por diante. Forçam a barra para deixar claro que o time é um total azarão.

As sequências dos jogos são bem filmadas e até despertam interesse para o esporte. Infelizmente, sabemos de antemão quem sairá campeão. Inclusive, dá até para adivinhar alguns placares.

No final das contas, a grande virtude de Chak De! India é fazer um comentário pertinente contra o machismo. Talvez não tenha sido da maneira mais inteligente, mas não dá para negar que foi um esforço válido, principalmente se pensarmos em como são as coisas naquele país.

Caso queira se aventurar no cinema indiano existem opções melhores, como a clássica trilogia de Apu e ótimo Zindagi Na Milegi Dobara.

 


Chak De! India (2007)

Direção: Shimit Amin
Roteiro: Jaideep Sahni
Elenco: Shah Rukh Khan, Vidya Malvade, Tanya Abrol
Gênero: Drama, Esporte
Ano: 2007
Duração: 153 min


Fã de sci-fi que gosta de expor suas opiniões por aí! Oinc!

One thought on “Crítica | Chak De! India (2007)

  1. Se pensar em como são as coisas lá na Índia é realmente um passo importante um filme como este discutir o machismo, ainda que não seja o ‘suficiente’.

    Tava vendo uma série na Netflix, “Cocked” e deu pra perceber em um dos episódios como a Índia ainda está atrasado em alguns pontos.

    Mas falando de cinema, bons filmes indianos já assisti. Vou colocar este na lista

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *