10 grandes filmes românticos

10 grandes filmes românticos

Chegou o dia dos namorados, então nada como fazer uma lista de grandes filmes românticos. Mas veja bem, essa é uma lista bastante peculiar criada por esse que vos escreve baseado em seus gostos. Por isso nem coloquei que são os melhores, mas sim grandes filmes. Então é bem provável que você não encontre aqueles filmes óbvios. Nessa lista iremos ter uma noção não comum e bastante diversificada sobre o que é o amor. E como sabemos na vida real, nem sempre temos um final feliz com aquele “e eles viveram felizes para sempre…”.

Confiram a lista, comentem o que acharam e digam quais seriam os seus filmes românticos favoritos.

10. Casablanca

Casablanca(Casablanca, 1942)
Diretor: Michael Curtiz
Elenco: Humphrey Bogart, Ingrid Bergman e Paul Henreid

Esse é sem dúvidas um dos maiores clássicos do cinema. É na verdade uma história de amor e sacrifício.Rick e Ilsa se conheceram durante a 2ª guerra e se reencontram depois. Agora ele é gerente de um bar na cidade de Casablanca e ela está casada com o líder da resistência Tcheca e está procurando de um meio de fugir para a América. Impossível não lembrar da música tema com o trecho “You must remember this, a kiss is just a kiss”. Só resta pedir: – “Play it again San”.

9. A Noiva-Cadáver

noiva-cadaver(Corpse Bride, 2005)
Diretor: Mike Johnson e Tim Burton
Com as vozes de: Johnny Depp, Helena Bonham Carter, Emily Watson, Christopher Lee, Michael Gough e Richard E. Grant

Victor está prestes a se casar. Ele ainda tem dúvidas se deve se casar ou não. Dururante um passeio pela floresta ele acaba se deparando com a noiva-cadáver do título e vai parar no mundo dos mortos. Isso só poderia ser uma história de amor com a marca de Tim Burton, seguindo o mesmo estilo de animação stop-motion usado em “O estranho mundo de Jack”. Uma mistura de musical, comédia e romance.

8. WALL-E

WALL-E(WALL-E, 2008)
Diretor: Andrew Stanton
Com as vozes de: Ben Burtt, Elissa Knight, Jeff Garlin, Fred Willard, John Ratzenberger, Kathy Najimy, Sigourney Weaver e MacInTalk

Será que robôs também podem se apaixonar? Segundo essa animação da Pixar sim. Um dos melhores filmes de ficção científica que também é na verdade uma história de amor. Afinal o protagonista título irá fazer de tudo para tentar “conquistar” Eve.

7. Moulin Rouge

moulinrouge(Moulin Rouge!, 2001)
Diretor: Baz Luhrmann
Elenco: Nicole Kidman, Ewan McGregor, John Leguizamo, Jim Broadbent, Richard Roxburgh e David Wenham

O amor também tem seu lado trágico, mas nem por isso ele também não pode ser divertido e engraçado. E ainda embalado com um remix de várias músicas pop.

6. Ruby Sparks – A Namorada Perfeita

ruby-sparks(Ruby Sparks, 2012)
Diretor: Jonathan Dayton e Valerie Faris
Elenco: Paul Dano, Zoe Kazan, Annette Bening, Antonio Banderas, Steve Coogan, Elliott Gould e Chris Messina

A solução para um relacionamento ideal seria se a pessoa criasse a personalidade do seu par e ela fizesse tudo o que a outra quer né? Aqui vamos descobrir que mesmo assim um relacionamento entre duas pessoas não é tão simples assim.

5. Brilho Eterno de uma mente sem lembranças

Eternal-Sunshine-of-the-Spotless-Mind(Eternal Sunshine of the Spotless Mind, 2004)
Diretor: Michel Gondry
Elenco: Jim Carrey, Kate Winslet, Kirsten Dunst, Mark Ruffalo, Elijah Wood e Tom Wilkinson

Será que a melhor solução após o fim de um relacionamento é apagar as memórias (tanto as boas, mas principalmente as ruins) do antigo(a) parceiro(a)?

4. Encontros e Desencontros

lost-in-translation(Lost in Translation, 2004)
Diretor: Sofia Coppola
Elenco: Bill Murray, Scarlett Johansson, Giovanni Ribisi, Anna Faris e Fumihiro Hayashi

Esse é um grande filme indie romântico graças a uma excelente trilha sonora. O clima de 2 pessoas “perdidas” em Tóquio que se encontram criado por Sofia Coppola é sensacional e a atuação e química entre Murray e Johansson é maravilhosa.

3. Ela

her(Her, 2013)
Diretor: Spike Jonze
Elenco: Joaquin Phoenix, Amy Adams, Rooney Mara, Olivia Wilde e Scarlett Johansson

Sem dúvidas esse é o filme que melhor representa o amor moderno do século XXI. Um homem que se apaixona pelo sistema operacional do seu computador. Será que é isso que o futuro nos reserva? Se relacionar com programas de computador?

2. Scott Pilgrim Contra o Mundo

ScottPilgrimVStheWorld
(Scott Pilgrim vs. the World, 2010)
Diretor: Edgar Wright
Elenco: Michael Cera, Mary Elizabeth Winstead, Kieran Culkin, Chris Evans, Anna Kendrick, Alison Pill, Brandon Routh e Jason Schwartzman

Scott conhece Ramona, mas para ficar com ela terá que derrotar os 7 ex-namorados dela. Será que existe prova de amor maior do que essa? Esse é sem dúvidas o maior filme romântico nerd que mistura videogames e música com elementos da cultura pop de forma inteligente e brilhante.

1. Antes do Amanhecer / Antes do pôr-do-sol / Antes da Meia-noite

before-trilogy(Before Sunrise, 1995; Before Sunset, 2004; Before Midnight, 2013)
Diretor: Richard Linklater
Elenco: Ethan Hawke e Julie Delpy

Essa trilogia (até agora) mostra 3 fases distintas do amor. No primeiro temos 2 jovens que se conhecem e passam um dia maravilhoso juntos. 9 anos depois eles se reencontram, mas será que dessa vez eles vão ficar juntos? E o 3º onde já vemos os 2 casados e com filhos tentando superar mais uma “crise” no relacionamento. O 3º é o meu favorito por ser o mais realista, mas todos são excelentes.

Ramon Prates

Analista de sistemas nascido em Salvador (BA) em 1980, mas atualmente morando em Brasília (DF). Cinema é sem dúvidas o meu hobby favorito. Assisto a filmes desde pequeno influenciado principalmente por meus pais e meu avô materno. Em seguida vem a música, principalmente rock e pop.

11 comentários sobre “10 grandes filmes românticos

  1. Para mim Her e Brilho eterno são os tops! Mas gostei de ver Scott Pilgrim entre os primeiros (apesar de Michael Cera não ser um bom Scott Pilgrim em minha opinião); e a trilogia de Linklater é sempre certa numa lista dessas. Só é covardia somar o conjunto da obra. Aí ninguém vence mesmo!

    1. É um pouco de “covardia”, mas ao mesmo tempo seria injusto considerá-los como 3 filmes diferentes. Porque aí eles seriam os 3 primeiros. heheheheh…

      E eu gostei de Michael Cera como Scott Pilgrim.

  2. Grande lista, ver Ruby Sparks e Scott Pilgrim em um Top 10 Filmes Românticos é um deleite para aqueles que gostam de ver obras que fogem, um pouco, do comum

    1. Eu acho que Quase Famosos é mais sobre o amor com a música, mas tem o lado romance também. Todos os filmes de Cameron Crowe são assim. Mas dele eu acho que como “filme romântico” eu prefiro Singles, Say Anything, Elizabethtown.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *