Top 5 | Adaptações de Stephen King

Top 5 | Adaptações de Stephen King

Stephen King é notoriamente um dos escritores mais prolíficos dos nossos tempos. Com um estilo acessível, personagens interessantes, reviravoltas surpreendentes, suspense e dinamismo, seus romances e contos são incessantemente adaptados para o cinema ou para a TV. É fato que alguns bons livros resultaram em filmes de qualidade duvidosa, mas a obra de King costuma funcionar muito bem quando adaptada. Prova disso foi a dificuldade que tive para montar este top 5.

Trata-se de apenas minha opinião pessoal, obviamente.

Vamos lá?

1 O Iluminado
o iluminado, stephen king

Apesar de Stephen King ter ficado desapontado com o resultado final, O Iluminado é para mim a melhor adaptação da obra dele para o cinema. É verdade que Stanley Kubrick mudou muita coisa, mas quem disse que ele deveria seguir o livro linha por linha? O filme é um terror psicológico dos mais competentes. Imaginem passar meses em um hotel gigantesco, isolado e com uma atmosfera carregada devido a uma tragédia que aconteceu ali. Jack é um pai de família que deixou de beber há pouco tempo e aceita trabalhar como zelador do Overlook. Será que ele vai suportar toda essa situação? O Iluminado é uma experiência perturbadora, desconfortável, cheia de suspense e capaz de causar vários sustos.

2 Conta Comigo
conta-comigo-stephen-king

É difícil calcular quantas vezes assisti a Conta Comigo na minha infância e adolescência. Revê-lo é nostalgia pura, mas o fato é que o filme é realmente bom. Eis uma história de amadurecimento, aventura e, acima de tudo, amizade. Quatro amigos de 12 anos resolvem iniciar uma jornada em busca do cadáver de um garoto. Diálogos engraçados, surpresas, discussões e percalços não faltarão, assim como oportunidades para os laços se estreitarem ainda mais. Conta Comigo mostra que Stephen King é mais do que um escritor de terror. Seus temas são universais.      

3 À Espera de um Milagre
a espera de um milagre, stephen king

Parece ser um consenso entre os leitores de Stephen King que À Espera de um Milagre é adaptação mais fiel ao material original até o momento. Dirigido por Frank Darabont e estrelado por Tom Hanks, o filme mostra o cotidiano dos policiais e dos presos no corredor da morte. Com a chegada de John Coffey (em interpretação memorável de Michael Clarke Duncan) coisas diferentes começam a acontecer. Seria ele um milagre de Deus? Um lado sobrenatural, o surgimento de uma amizade sincera entre um policial e um condenado, muita sensibilidade e três horas que passam como se fossem no máximo duas. Isso e muito mais é oferecido aqui.

4 O Nevoeiro
o nevoeiro, stephen king

Um misterioso nevoeiro toma conta de uma cidade. Parece haver algo mortal dentro dele. Ninguém sabe o que é, mas as pessoas que estavam no mercado quando ele apareceu decidem se manter trancadas lá e evitar o pior. Será mesmo que o pior está lá fora? O filme é um ousado estudo sobre a raça humana. Ele mostra o quão irracional e fanático o ser humano pode ser. Chega a ser triste a maneira como alguns personagens são facilmente manipulados quando estão diante de uma situação desesperadora. Como se a trama já não fosse suficiente boa, O Nevoeiro reserva um final destruidor. Curiosidade: Laurie Holden e Jeffrey DeMunn trabalharam com Frank Darabont aqui e também em The Walking Dead.

5 Um Sonho de Liberdade
um-sonho-de-liberdade

Há anos no primeiro lugar do ranking dos usuários do IMDb, Um Sonho de Liberdade é aclamado pela crítica e amado pelo público. Os motivos para entender toda essa admiração ficam mais do que claros no final da sessão. Inspirador e contagiante, trata-se de um Feel Good Movie de muita qualidade. Foi indicado a 7 oscars e saiu de mãos vazias. É que 1995 foi o ano de outra obra-prima: Forrest Gump.

– E aí? Que filme você acha que não poderia ter ficado de fora? Qual o seu preferido? Comente!

Stephen King

Nascido em 21 de setembro de 1947 (68 anos), em Portland, Maine.

Visite: http://bit.ly/1SpvpV6

 

Bruno Brauns

Fã de sci-fi que gosta de expor suas opiniões por aí! Oinc!

5 comentários sobre “Top 5 | Adaptações de Stephen King

  1. Conta Comigo é um filme que carrego para a minha vida. Uma das melhores representações do real significado da amizade já criados.

    Eu não teria condições de montar apenas um top 5, acho que só a partir de uns 10 me sentiria menos desconfortável

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *