Review | The Flash 2×17: Flash Back

Review | The Flash 2×17: Flash Back

É preciso aplaudir um gênero quando ele toma decisões corajosas, ainda que para isso se precise sacrificar um pouco a coerência narrativa e o bom senso.

Um dos elementos narrativos mais característicos (e interessantes) de The Flash é justamente a viagem no tempo. Tanto nas HQs quanto na série de TV. E com um elemento desses envolvido é recorrente o questionamento: Por quê não usar a habilidade de viajar no tempo para resolver todos (ou boa parte) de seus problemas?

Claro que o recurso narrativo ao risco de interferir na linha do tempo e causar mais problemas que soluções sempre vem à tona. Então, mais interessante ainda, quando os personagens resolvem encarar esse risco de frente a bem de assumir uma postura ativa para resolver seus desafios. Claro, mais interessante ainda é ver como a narrativa lida com as repercussões de ações tão drásticas.

[button-red url=”#” target=”_self” position=””]Aviso de SPOILERS[/button-red]

Assim, no décimo sétimo episódio da segunda temporada de The Flash vemos Barry Allen tomar uma decisão no mínimo inusitada: na insistência da busca desesperada para aumentar sua velocidade e vencer Zoom, ele decide que voltará no tempo e pedirá ajuda a ninguém menos do que o Flash Reverso, Eobard Thawne. Sendo mais preciso ele decide retornar para o episódio 11 da primeira temporada, no qual ele confronta o “Flautista” Hartley Rathaway (Andy Mientus), e quando o Flash ainda não sabe que Harrison Wells é NS verdade Eobard Thawne.

The-Flash-02-17-004

Barry espera que o Flash Reverso o ensine a atingir seu potencial máximo, acreditando que na verdade está lidando com o Flash daquela época. Para que isso aconteça ele precisa além de voltar no tempo, tomar o lugar do Barry do passado e enganar um vilão que tem dentre seus principais atributos, além da velocidade, a perspicácia e a inteligência.

Bom, não é preciso ser muito inteligente para sacar que um plano como esse tem tudo para sair catastroficamente errado. Barry sabe disso e inclusive é alertado pelo Dr. Wells da Terra-02 dos riscos evidentes. Mas ainda assim ele decide correr – bem literalmente – todos os riscos. Riscos que inclusive são muito bem explorados no roteiro na forma dos emblemáticos – e arrepiantes – Time Wraiths.

The-Flash-02-17-0021

Os resultados não deixam de ser interessantes de uma perspectiva narrativa. Ao fim e ao cabo nada ocorre como Barry espera, mas é muito bom assistir a um novo confronto entre o Flash e seu mais maquiavélico e perigoso adversário. Também fica claro que há muito que se explorar na cronologicamente intricada relação entre o Flash e o Flash Reverso.

The-Flash-02-17-003

A qualquer momento adversários que são capazes de viajar no tempo, afinal, podem se cruzar em um embate. Claro que os resultados narrativos disso podem ser bastante arriscados. Tanto é possível se comprometer completamente a narrativa da série quanto através desse recurso, se criar soluções muito elegantes de roteiro.

No quesito repercussões esse episódio não deixa de explorar algumas mais imediatas – outras menos imediatas podem surgir mais adiante – como a mudança da relação do Team Flash com o Flautista. Nos quadrinhos o Flautista é um vilão que se regenera e se torna um dos grandes aliados do Flash. A primeira temporada não dava indicações que isso ocorreria. Mas os produtores lançaram mão desse episódio para colocar Rathaway mais uma vez, agora como aliado, dentro da vida do Flash.

The-Flash-02-17-001

Mas é claro que, em se tratando de mudanças na linha do tempo, outras repercussões devem ser esperadas; e esperamos mesmo que as referidas se apresentem, mais cedo ou mais tarde. Não sendo assim a narrativa perderá bastante de sua coerência, o que fará do recurso tão ousado, no fim das contas, um imenso erro.


Posters-TheFlashkevin-bacon-3Série: The Flash
Temporada:
Episódio: 17
Título: Flash Back
Roteiro: Aaron Helbing e Todd Helbing.
Direção: Alice Troughton
Elenco: Grant Gustin, Jesse L. Martin, Carlos Valdes, Danielle Panabaker, Tom Cavanagh, Teddy Sears, Keiynan Lonsdale e Andy Mientus.
Graus de KB: 4: Andy Mientus atuou em Running on Empty (2013) com Carly Foulkes, que esteve em Halfway Somewhere Else (2013) com Pamela Guest, que por sua vez atuou em Loucademia de Polícia 7: Missão Moscou (1994) ao lado do eterno Hellboy, Ron Perlman, o qual participou de Balto (1995) com Kevin Bacon
.

Mário Bastos

Quadrinista e escritor frustrado (como vocês bem sabem esses são os "melhores" críticos). Amante de histórias de ficção histórica, ficção científica e fantasia, gostaria de escrever como Neil Gaiman, Grant Morrison, Bernard Cornwell ou Alan Moore, mas tudo que consegue fazer mesmo é mestrar RPG para seus amigos nerds há mais de vinte anos. Nas horas vagas é filósofo e professor.

Um comentário em “Review | The Flash 2×17: Flash Back

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *