Top 10 | Os Melhores Filmes de Futebol Americano

Top 10 | Os Melhores Filmes de Futebol Americano

Como é notório que o futebol americano está cada vez mais popular no Brasil, nada mais justo do que elaborar um TOP 10 com os melhores filmes sobre o tema. Apesar de termos bons títulos, é evidente que ainda não há um filme definitivo. Para chegar nestes nomes conferi 27 filmes, alguns bem ruizinhos.

Hora do kickoff!

1 Brian’s Song (1971)
brians-song-1971

Feito para a TV, Brian’s Song é baseado em fatos reais. O ano é 1965 e os personagens principais são Gayle Sayers e Brian Piccolo, dois running backs novatos que participam do training camp do Chicago Bears. Enquanto Gayle Sayers é de poucas palavras e tímido, Brian é daquelas pessoas extrovertidas que sempre tem uma piada pronta na ponta da língua. Apesar das personalidades completamente diferentes, a aproximação dos dois é inevitável. Brian’s Song enaltece o valor da amizade e nos emociona muito no ato final.

2 Invencível (Invincible, 2006)
invincible-2006

A trama de Invencível é absurda demais para não ser verdade. Imaginem vocês, um bartender e professor de colégio de 30 anos que recebe uma chance de jogar na NFL. Pois é! Isso realmente aconteceu. O filme nos mostra a história de Vince Papale, mas é claro que com algumas mudanças para aumentar a dramaticidade. Como bônus, o diretor Ericson Core concebe cenas de extrema beleza dos jogos, investindo em intensidade e ferocidade, sem utilizar o recurso incomodativo da câmera tremida.

3 No Limite, a História de Ernie Davis (The Express, 2008)
the-express-2008

A biografia de Ernie Davis é uma das mais impactantes, inspiradores e comoventes do mundo do esporte. Mesmo com tão pouco tempo de vida, seus feitos poderiam servir de material para uma trilogia. Acompanhamos aqui a carreira dele como running back titular da universidade de Syracuse. Ele não só tinha que substituir a lenda Jim Brown a altura, como também enfrentar o racismo que impregnava a sociedade americana na década de 1950/60.

4 Marcação Cerrada (Varsity Blues, 1999)
varsity-blues

É inevitável constatar que Varsity Blues segue a fórmula de muitos filmes esportivos, não nos oferecendo uma experiência exatamente original. Mesmo assim, ele se destaca por transmitir a paixão pelo futebol americano como poucos. A narração em off no início já deixa claro que o futebol é um estilo de vida para a pequena cidade de West CanaamTexas. Todos respiram o esporte e torcem para o sucesso do time da high school local. Mesmo com algumas falhas, Varsity Blues encanta pelo seu ritmo fluido e por evocar os mais diversos sentimentos relacionados ao esporte

5 Somos Marshall (We Are Marshall, 2006)
We-Are-Marshall

O filme é baseado em uma história real que comoveu os Estados Unidos e o resto do mundo em 1970. Após uma derrota jogando fora de casa, o time de futebol americano da universidade Marshall sofreu um terrível acidente de avião. Trinta e sete jogadores, quase todos os técnicos e alguns familiares perderam a vida no maior desastre envolvendo uma equipe esportiva naquele país. Após um tempo de luto de toda a comunidade, vem a dúvida sobre o que fazer com o programa de futebol da universidade. Do time titular restaram apenas três – que não viajaram por estarem contundidos -, da comissão técnica só sobrou um. Seria desrespeitoso dar continuidade ao futebol dessa forma? O jogador Nate Ruffin e boa parte da cidade acham que o certo é não deixar o esporte morrer e assim honrar o nome daqueles que perderam a vida no acidente. We Are Marshall merece elogios por mostrar um acontecimento trágico com todo o respeito que ele merece, nos emocionando e nos inspirando de várias maneiras

6 Duelo de Titãs (Remember the Titans, 2000)
duelo-de-titas

Estamos em 1971, época em que o racismo era muito forte no estado americano da Virginia. Tentando mudar um pouco esse panorama, o governo estabelece uma lei obrigando a integração racial das esquipes esportivas. A mudança começa pelo comando técnico do time de futebol americano do colégio local, que agora fica a cargo do afro-descendente Herman Boone. Após alguns desentendimentos, Bill Yoast, o técnico anterior, aceita a posição de coordenador defensivo. Ambos vão trabalhar juntos com o objetivo de realmente unir os jogadores. Mesmo com alguns clichês do gênero e com cenas não muito empolgantes dos jogos, o filme possui força própria, reservando momentos de emoção genuína e fazendo um comentário social dos mais relevantes. Não dá para deixar de elogiar também as ótimas escolhas da trilha sonora, como CreedenceCat Stevens e The Temptations.

7 Rudy (1993)
rudy-1993

Mais do que um filme sobre futebol americano, Rudy é a comovente história real de um rapaz que decidiu ir em busca do seu grande sonho: estudar e jogar futebol pela universidade de Notre Dame. Desde criança Rudy alimentava esse desejo, mas todos ao seu redor faziam questão de lembrá-lo de que chegar lá seria praticamente impossível. O próprio pai de Rudy dizia que “faculdade é algo para garotos ricos, inteligentes ou para grandes atletas, não é para você”. Mesmo com tudo contra, ele decidiu seguir em frente e não olhar para trás

8 A Gangue Está em Campo (Gridiron Gang, 2006)
a-gangue-esta-em-campo

Temos aqui uma prova de que o futebol americano – e o esporte em geral – pode ter grande importância social e fazer a diferença na vida de muitas pessoas. A trama mostra um oficial de justiça criminal que decide montar um time de futebol com os jovens problemáticos sob sua supervisão. Desanimado com o fato de que 75% desses jovens ou voltam para a prisão ou acabam mortos, Sean Porter acha que a bola oval pode ensiná-los a serem pessoas melhores e, quem sabe, ter um futuro decente.

9 A Chance (All the Right Moves, 1983)
a-chance-all-the-right-movies-1983

All The Right Moves soa verossímil ao nos apresentar seus personagens principais e seus conflitos. Stefen (Tom Cruise) é um jovem que está no último ano do ensino médio. Ele é um cornerback (defensor) no time do colégio e tem chances de ser recrutado por uma universidade, mas ele sabe que o seu futuro não está na NFL e sim no diploma de engenharia que almeja conseguir. Para adicionar contornos ainda mais realistas, Stefen tem que conviver com a ameaça de um destino sombrio, ao mesmo tempo em que precisa amadurecer para não estragar o seu relacionamento com Lisa.

10 O Calouro (The Freshman, 1925)
o-calouro-the-freshman-1925

Em Calouro, Harold Lloyd  interpreta um jovem que acaba de ingressar em uma universidade com o objetivo de se tornar popular. Os veteranos decidem pregar uma peça em Harold, fazendo ele pensar que alcançou a fama e conquistou a simpatia dos outros alunos. Quando ele descobre que na verdade virou motivo de chacota, decide provar seu heroísmo jogando futebol americano. As cenas do treinamento do time são hilárias, assim como o grande jogo no fim. São várias as trapalhadas e malandragens criativas que ele utiliza para tentar vencer o jogo

– Qual o seu filme preferido de futebol americano?

– O ano de 2006 foi produtivo para o gênero.

– Não, não considero Um Domingo Qualquer merecedor da lista.

– Friday Night Lights, o seriado, é imperdível!

Bruno Brauns

Fã de sci-fi que gosta de expor suas opiniões por aí! Oinc!

8 comentários sobre “Top 10 | Os Melhores Filmes de Futebol Americano

          1. [19/1/2016, 22:38] Bruno Knott: Oliver Stone exagerou em todos os aspectos
            [19/1/2016, 22:38] Bruno Knott: Willow é obra prima comparando

            E eu achando que dar 2 bacons pra Willow ia ser a coisa mais polêmica do senhor Knott. Ele é oficialmente o rei da “polêmica” da POCILGA. 🙂

          2. Adam Sandler man, tava contigo até você comentar sobre Um Domingo Qualquer que, acho até um filme bacana mas não acho espetacular (na verdade só curto a cena que o olho do cara salta hahahaha), mas Adam Sandler em o rei da água é forçar a amizade demais.

            Fazer uma lista é complicado hehehe mas estou com Knott. Tenho que estar, o Coritiba levou Vinícius do Vitória.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *