Lista | Top 05 filmes de Found Footage

Lista | Top 05 filmes de Found Footage

Já estava na hora de mais uma lista quentinha com filmes de terror da mais alta qualidade! E por que não falar de produções controversas e que ultimamente tem despertado a ira nos fãs do gênero? Afinal, quem aí não perde o entusiasmo ao saber que um filme será no formato de Found Footage? Esse estilo tão desgastado, vem inundando as produções de horror e desacreditando muitos filmes que poderiam ser interessantes mas feitos no formato tradicional. É por isso mesmo que vou fazer mais uma lista da discórdia, mostrando pra vocês o meu TOP 5 de filmes no formato Found Footage!

05 – CLOVERFIELD (2008)

05 - Cloverfield

Surfando em todo o caminho aberto pela série LOST, o filme Cloverfield chegou ao cinema depois de gerar muitas expectativas em meses e meses de hype na internet. Pistas falsas, sites estranhos, falta de informação… ninguém sabia do que se tratava exatamente o filme: Invasão alienígena? Um monstro? Epidemia? Nem o trailer mostrava muita coisa, apenas pessoas correndo e a cabeça da estatua da liberdade rolando nas ruas. Mas isso tudo acabou, principalmente para o público brasileiro, quando resolveram indicar no cartaz qual era a ameaça do filme! Uma pena! Apesar das críticas a bateria interminável da câmera de um dos personagens e também a estabilidade das imagens de alguém que filma enquanto corre, o filme cumpre bem o seu papel e deixa aquela sensação de urgência e com ótimas sequências de perseguição que o J.J. Abrams sabe fazer como ninguém!

04 – ATIVIDADE PARANORMAL  (2007)

03 - Atividade Paranormal

Atividade Paranormal é o tipo de filme que ou você ama ou odeia. Muita gente pode torcer o nariz pra ele  mas é um tremendo filme de terror! Barato, elenco pequeno, argumento simples e segura o filme inteiro com a indução de algo que pode estar acontecendo mas só presenciamos de maneira clara no terceiro ato. O fato de ser uma espécie de found footage é algo que acrescenta mais do que atrapalha e além do sucesso absoluto e bilheteria absurda, ele merece estar no quarto lugar da lista.

03 – LAKE MUNGO (2008)

03 - Lake Mungo

Lake Mungo em relação aos outros desta lista é pouquíssimo conhecido do grande público. No estilo falso documentário  ele conta a história de uma garota de 16 ano que morreu afogada em uma represa enquanto nadava com a família. Tempos depois, ela apareceu em fotos tiradas por moradores locais e isso gerou uma grande dúvida entre histeria coletiva ou algo sobrenatural. Apesar de começar com um falso documentário (muito bem produzido) ele vira uma found footage. Não posso falar muito mais a respeito disso ou vou estragar a história!

02 – REC (2007)

02 - REC

 

Esse entra em qualquer lista de terror que eu faça! Sempre dou um jeito de encaixá-lo pois em muitos anos, foi algo que me surpreendeu de diversas formas no cinema e todas positivas. Apesar do começo lento e sem emoções, a protagonista Angela Vidal é a responsável pela taquicardia constante dos expectadores e a camera nervosa de seu cinegrafista Paco trouxe ao terror um ar de novidade maravilhoso. A história é da equipe de um programa de TV que mostra o trabalho de pessoas durante a madrugada com o sugestivo nome de “Enquanto Você Dorme”, resolve passar a noite com o Corpo de Bombeiros. No inicio tudo é marasmo, contrariando a ideia que temos da rotina desses bravos homens mas quando uma estranha ocorrência acontece, tudo muda e agora é vida ou morte e muita adrenalina.

01 – BRUXA DE BLAIR (1999)

01 - Bruxa de Blair

O primeiro lugar da lista não é nenhuma novidade. Na verdade é meio óbvio. O grande gerador da tendência, o mito, o imbátivel: A Bruxa de Blair. Não vou me aprofundar no hype gerado durante o filme mas no formato mesmo, o found footage foi essencial para tudo isso dar certo. A maneira como foi criado, com uma câmera real na mão dos atores, com eles decidindo o foco, o que filmar e até mesmo a aura de pavor foi criada por eles. A ideia de pessoas reais desaparecidas e apenas um vídeo pra mostrar tudo que aconteceu naquelas últimas horas é de arrepiar até hoje.


Nesse momento vocês podem me perguntar porque um TOP 5 e não um TOP 10. Resolvi escolher apenas cinco filmes para minha lista pois o número seis é muito inferior ao número cinco, deixando um abismo grande nos meus critérios de qualidade. Não é justo com aqueles realmente bons com outros que só estariam lá pra compor número. Tem filmes interessantes aí mas não para constar nesse espaço com exceção de Holocausto Canibal que não entrou por ter mortes reais de animais apenas com o intuito de entretenimento. Sei que eram outros tempos mas me incomoda e como a lista é minha, foi retirado sem choro nem vela! É isso, qual o TOP 5 de vocês?

Dani Vidal

Uma criatura meio doida que lembra a irmã do Ferris Bueller, finge que é nerd, adora filmes de terror mas tem medo de comédias românticas.

3 comentários sobre “Lista | Top 05 filmes de Found Footage

  1. Não vi Lake Mungo. Sem dúvidas A Bruxa de Blair é o melhor.
    Eu colocaria Atividade Paranormal em 2º. REC tb é muito bom. Cloverfield acho apenas ok.
    Acho que faltou “Poder sem limites”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *