Lista | Os Animais mais Perigosos do Cinema

Lista | Os Animais mais Perigosos do Cinema
O universo do horror adora usar animais para explorar nossos medos. Eles podem ser selvagens, domésticos, amaldiçoados, frutos de alteração genética ou apenas predadores defendendo um território. Nada disso importa! O que fica evidente é nossa fragilidade diante dessas bestas. Por isso fiz mais uma lista da discórdia onde cito alguns animais que me deixariam em maus lençóis caso tivesse que enfrentá-los e lutar pela minha vida

12. Morcegos / Bats – 1999

Morcegos

Em BATS, um enorme bando de morcegos geneticamente modificados invade uma cidadezinha no Texas e atormenta os moradores da região. No início acreditam que os ataques são isolados mas após perceberem o tamanho do problema ficam reféns dos animais. O problema se agrava por conta do isolamento do local e para fugir da praga eles não conseguiriam fazer em um tempo razoável e no cair da noite eles sempre voltam.

Morcegos é um entretenimento sem pretensões típico de uma sessão da tarde. O medo é maior para quem tem fobia de morcegos pois a diversão é maior que os sustos.

11. Anaconda – 1997

Anaconda-

Uma equipe de filmagem vai até a Floresta Amazônica filmar um documentário a respeito de uma tribo bastante reclusa e misteriosa. Eles encontram um guia que se responsabiliza em levá-los até o local onde a tribo mas que secretamente tem outros planos: Usar o barco e equipamento do grupo para capturar uma lendária besta local, a anaconda que pode chegar até 12 metros.

Com um CGI que deixa muito a desejar, Anaconda tem uma história interessantes e personagens carismáticos o que torna o filme queridinho dentro desta lista mas com um animal que não faz tanto medo assim.

10. Sobreviventes / Backcountry – 2014

Sobreviventes

Após muita insistência, Alex convence a noiva a tirar alguns dias de folga e acampar nas montanhas onde ele passou parte da infância. Confiando apenas na memória de Alex, eles dispensam um guia e o uso de mapas e acabam se perdendo na floresta; e o pior, com um enorme urso rondando eles.

Em Sobreviventes acompanhamos algo que não é muito comum em filmes: um ataque de urso. Acho que poucas pessoas já pararam pra pensar como algo assim é brutal, a força incrível desse bicho e como suas chances de escapar são praticamente zero. O filme vale pelo clima de perseguição e pelas cenas de ataque!

09. Primitivo / Primeval – 2007

Primitivo

Uma equipe de filmagem vai até um vilarejo na África fazer um documentário a respeito de um crocodilo de oito metros conhecido na região como Gustave. Quando chegam ao local se  deparam com uma população aterrorizada e decidem também capturar o animal o que obviamente não dá certo.

O que faz desse filme de crocodilo diferente dos milhares de outros é que Gustave realmente existiu. Estima-se que ele matou mais de 300 pessoas e gerou algumas tentativas de captura por parte de cientistas e mercenários. O fato da região viver em guerra civil e não ser seguro para estrangeiros prolongou ainda mais a vida do crocodilo que foi avistado pela ultima vez em 2008 pela equipe da National Geographic.

08. Congo – 1995

Congo

Um grupo de pessoas com intuitos diferentes viajam juntos para uma das florestas africanas. Quando entram na mata se tornam vítimas de um grupo de gorilas e são caçados um a um.

Considero Congo um filme de aventura mais do que um filme de terror mas não podemos deixar de lado a ira e violência protagonizada por aqueles gorilas! Mas é leve o suficiente para passar na sessão da tarde.

07. Sombra e a Escuridão / The Ghost and the Darkness – 1994

sombra e escuridão

No final do século XIX, um engenheiro britânico deixa a esposa grávida para ir até Tsavo na África, supervisionar a construção de uma ponte. Quando chega ao local ele percebe que o maior problema que terá que enfrentar são dois leões que aterrorizam a população e devoram os operários. Conhecidos como A Sombra e A Escuridão esses animais promovem uma matança no local.

É interessante ver como animais selvagens trazem perigo ao homem e normalmente quando eles entram em seu território, é o exemplos dos já citados Primitivo e Sobreviventes. Os leões existiram realmente e foram considerados excepcionais por agirem de maneira atípica: promoviam ataques coordenados, em duplas, de uma forma que não havia chance da vítima escapar além de matarem mais de 140 pessoas. Eles estão expostos no Chicago Field Museum of Natural History.

06. Piranhas – 2010

Piranha

Um pequeno terremoto abriu uma fissura no fundo do rio e deixa escapar um cardume de piranhas pré históricas que fazem um ataque massivo aos jovens que estão aproveitando um festival aquático de verão.

Piranhas é pra quem gosta de filmes B com gore e nudez. Embora muitos discordem, acredito que o remake de Eli Roth é bem mais interessante que o filme original de 1978 e com bestas mais sanguinárias e perigosas! Sem contar que tem uma das cenas mais non sense entre filmes de terror! Quando você assistir saberá qual é.

05. A Perseguição / The Grey – 2012

Perseguição

Em A Perseguição, Liam Neeson trabalha no Alasca afastando os lobos dos funcionários de uma empresa. Quando está retornando pra casa, seu avião cai justamente na zona de caça de uma alcateia de lobos! Muita neve, correria e ameaça constante rondam esse filme que surpreendeu boa parte da crítica.

Não tem como não associar o Liam Neeson ao modelo de homem durão e ameaçador. Nesse caso ele é um homem em situação vulnerável lutando pela sobrevivência junto com seus colegas. As sequências não deixam nada a desejar a seus outros filmes de ação.

04. Aracnofobia / Arachnophobia – 1990

Aracnofobia

Um médico se muda com a família para uma pequena cidade para substituir o outro profissional que acabou de falecer. Ele precisa lidar com a rejeição da população ainda muito apegada ao médico anterior e também uma ameaça que ninguém espera: aranhas venenosas que estão se reproduzindo no celeiro dele.

Difícil não se sentir incomodada ao imaginar um exercito de aranhas matando tudo que vê pela frente? E a diferença dessa ameaça para as outras citadas é que elas são pequenas e podem invadir por qualquer fresta! Imagine um monte de aranhas presas nos seus cabelos ou dentro de suas roupas? Assustador não é?

03. Cujo – 1983

cujo

Um dócil São Bernardo é mordido por um morcego enquanto está caçando em uma caverna. Como nunca foi vacinado, ele contrai raiva e ao voltar pra casa demonstra um comportamento muito violento. Cujo mata os vizinhos e aprisiona uma mãe com o filho dentro de um carro quebrado. Enquanto lutam pra viver, eles tentam descobrir um meio de sair do carro e procurar ajuda mas com o cão montando guarda começa uma contagem regressiva para sobreviver.

Cujo consegue transformar um ícone da fofura em um animal assustador: o cão São Bernardo! O desespero da mulher e da criança dentro daquele carro por dias é algo que traumatiza qualquer criança e coloca facilmente esse filme – baseado no livro homônimo “Cujo” de Stephen King, em meu TOP 3.

02. Os Pássaros / The Birds – 1963

Os pássaros

Uma socialite vai atrás de um affair em uma pequena cidade na California. Ao chegar ao local ela se depara com um bando de pássaros que inexplicavelmente passa a atacar e matar os habitantes da região.

Esse com certeza é um clássico de Alfred Hitchcock e a construção do medo é uma aula para muitos diretores que temos por aí. A tensão crescente e a violência dos pássaros (que não poupam até as crianças) fazem desse um ótimo exemplar de “animais mais perigosos do cinema”

01. Tubarão / Jaws – 1975

Tubarão

Após o corpo de uma jovem surgir na praia e com suspeita de ataque de tubarão, o xerife propõe uma força tarefa que consiste também em fechamento das praias locais. Mesmo com toda a preocupação em relação a um possível tubarão na área, as praias permanecem abertas e cheias de turistas o que ocasiona uma verdadeira matança na região.

Antes desse filme a ideia do tubarão era algo distante e quase mística entre as pessoas. Steven Spilberg criou uma besta que fazia o espectador tremer onde quer que estivesse e toda vez que fosse a praia, pensaria duas vezes antes de colocar os pés na água. E com menção honrosa a John Wiiliams que fez uma das trilhas sonoras mais sensacionais de todos os tempos!

Dani Vidal

Uma criatura meio doida que lembra a irmã do Ferris Bueller, finge que é nerd, adora filmes de terror mas tem medo de comédias românticas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *