Review | Agents of S.H.I.E.L.D. – 3×09: Closure

Review | Agents of S.H.I.E.L.D. – 3×09: Closure

A primeira parte da 3ª temporada de Agents of S.H.I.E.L.D. está perto do fim e o ritmo continua muito bom sem muita enrolação. Em “Closure” o título faz referência ao tema principal do episódio: encerramento. O conflito entre a S.H.I.E.L.D. e Ward chega a um nível ainda mais tenso. E ambas as partes parecem estar interessadas em dar um fim nisso de qualquer maneira, mesmo que algumas regras precisem ser quebradas.

[button-red url=”#” target=”_self” position=”left”]Aviso de SPOILERS[/button-red]

Os comentários abaixo descrevem acontecimentos presentes em Clousure, o nono episódio da terceira temporada de Agents of S.H.I.E.L.D.

O episódio começa com um clima tranquilo e encontramos Coulson e Rosalind tendo um jantar romântico na casa dela. Tudo parece bem, mas ouvimos o som de um tiro. Ela foi atingida na garganta! Pois é, quando achamos que está tudo bem vem algo chocante desse tipo. É isso mesmo, ela morreu! Acredito que dessa vez é definitivo mesmo. Quem foi o responsável? Sim, ele mesmo: Grant. Então temos mais um membro da S.H.I.E.L.D. com conflito num nível ainda mais pessoal com Grant: Coulson.

 

Coulson quebra as regras

Coulson carrega a culpa de ter escolhido Grant para entrar na sua equipe. Ele se dá conta disso quando perde a calma com Hunter dizendo que a culpa foi dele por não ter dado um fim em Grant antes. Então ele decide que tem que quebrar as regras e agir de maneira não tradicional se quiser eliminar Grant. Sabendo disso ele passa o cargo de diretor da S.H.I.E.L.D. temporariamente para Mack. Feito isso ele convoca Hunter e Bobbi para sua missão secreta.

Sem dúvidas Coulson é o melhor personagem do seriado e vê-lo agindo dessa forma é muito interessante e divertido. Grant sabe como a S.H.I.E.L.D. funciona e somente quebrando as regras tentando imaginar como a cabeça do inimigo funciona Coulson terá alguma chance. Ele interroga todos na equipe que tiveram contato com Grant para tentar achar um ponto fraco. E acaba encontrando: Thomas, o irmão dele.

A jogada de Coulson acaba dando certo e Grant acaba deixando que sua localização seja descoberta. Esse conflito psicológico de ameaças entre os dois com certeza foi o ponto alto do episódio. O trabalho dos dois atores merece elogios pois o conflito entre eles é feito de uma perspectiva diferente onde os “bonzinhos” agem como “malvados” ameaçando alguém da família do “inimigo”. Não é o tipo de coisa que vemos com frequência (risos).

AoSs03e09-foto1

Novela Fitz e Simmons

Fitz e Simmons vão junto com Banks, agente da ATCU, em busca de uma pista mas acabam caindo numa armadilha montada por Grant. E acaba sobrando para Banks que morre. Dessa forma a ATCU parece que vai deixar de vez o programa já que as duas principais peças da agência foram eliminados nesse episódio. Um encerramento bem trágico para eles.

Grant e Malick querem usar os conhecimentos de Fitz e Simmons sobre o portal. Descobrimos que eles sabem como abrir o portal sem problemas e mandar alguém para a outra dimensão. A grande questão é como voltar de lá e nisso a dupla Fitz/Simmons tem experiência. Obviamente que eles não vão querer colaborar, mas como Grant os conhece bem ele sabe que o melhor é separá-los. O Inumano do mal (que apesar de ninguém citar seu nome ele se chama Mr. Giyera e é interpretado pelo ator Mark Dacascos), que apareceu no episódio anterior lutando contra Bobbi, tortura Simmons enquanto Fitz fica em outro local junto com Grant ouvindo ela gritar de dor.

AoSs03e09-foto2

De volta ao portal

Um sofre fisicamente enquanto o outro sofre psicologicamente. Então é óbvio que Fitz não vai aguentar ficar ouvindo Simmons sofrendo e resolve ajudar. A ideia da nova HYDRA é trazer o ser misterioso da outra dimensão para a Terra. A missão é chefiada por Grant e Fitz vai junto. Mas a missão vai contar com um convidado extra.

O final do episódio foi tão sem noção que nem teve uma cena extra porque aquilo já era um gancho bom o suficiente para o próximo capítulo. Coulson chega a base da HYDRA e faz mais uma loucura: pula de paraquedas direto para o portal. Então o final da primeira parte temporada vai ser resolvida (ou não) em outra dimensão. O negócio promete!

 

Os Inumanos vem aí

Antes de fechar o review do episódio é bom citar um fato importante ocorrido. Mack tem muitas dúvidas sobre o que fazer no comando da S.H.I.E.L.D., mas ele toma decisões interessantes. A principal dela é convocar Lincoln e Joey Gutierrez (lembram dele do 1º episódio?) para a missão de resgate e ataque a base da HYDRA. E quem vai chefiar eles? Sim, Daisy! Ela agora vai ter o seu grupo de Inumanos e tudo indica que isso deve ser melhor explorado principalmente na próxima metade da temporada.

AoSs03e09-foto3


Série: Agents of S.H.I.E.L.D.
Temporada: 3ª
Episódio: 09
Título: Closure
Roteiro: Brent Fletcher
Direção: Kate Woods
Elenco: Clark Gregg, Ming-Na Wen, Brett Dalton, Chloe Bennet, Iain De Caestecker, Elizabeth Henstridge, Nick Blood, Adrianne Palicki, Henry Simmons e Luke Mitchell
Exibição original: 01 de Dezembro de 2015 – ABC

Ramon Prates

Analista de sistemas nascido em Salvador (BA) em 1980, mas atualmente morando em Brasília (DF). Cinema é sem dúvidas o meu hobby favorito. Assisto a filmes desde pequeno influenciado principalmente por meus pais e meu avô materno. Em seguida vem a música, principalmente rock e pop.

Um comentário em “Review | Agents of S.H.I.E.L.D. – 3×09: Closure

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *