Review | Agents of S.H.I.E.L.D. – 3×09: Closure

A primeira parte da 3ª temporada de Agents of S.H.I.E.L.D. está perto do fim e o ritmo continua muito bom sem muita enrolação. Em “Closure” o título faz referência ao tema principal do episódio: encerramento. O conflito entre a S.H.I.E.L.D. e Ward chega a um nível ainda mais tenso. E ambas as partes parecem estar interessadas em dar um fim nisso de qualquer maneira, mesmo que algumas regras precisem ser quebradas.

Aviso de SPOILERS

Os comentários abaixo descrevem acontecimentos presentes em Clousure, o nono episódio da terceira temporada de Agents of S.H.I.E.L.D.

O episódio começa com um clima tranquilo e encontramos Coulson e Rosalind tendo um jantar romântico na casa dela. Tudo parece bem, mas ouvimos o som de um tiro. Ela foi atingida na garganta! Pois é, quando achamos que está tudo bem vem algo chocante desse tipo. É isso mesmo, ela morreu! Acredito que dessa vez é definitivo mesmo. Quem foi o responsável? Sim, ele mesmo: Grant. Então temos mais um membro da S.H.I.E.L.D. com conflito num nível ainda mais pessoal com Grant: Coulson.

 

Coulson quebra as regras

Coulson carrega a culpa de ter escolhido Grant para entrar na sua equipe. Ele se dá conta disso quando perde a calma com Hunter dizendo que a culpa foi dele por não ter dado um fim em Grant antes. Então ele decide que tem que quebrar as regras e agir de maneira não tradicional se quiser eliminar Grant. Sabendo disso ele passa o cargo de diretor da S.H.I.E.L.D. temporariamente para Mack. Feito isso ele convoca Hunter e Bobbi para sua missão secreta.

Sem dúvidas Coulson é o melhor personagem do seriado e vê-lo agindo dessa forma é muito interessante e divertido. Grant sabe como a S.H.I.E.L.D. funciona e somente quebrando as regras tentando imaginar como a cabeça do inimigo funciona Coulson terá alguma chance. Ele interroga todos na equipe que tiveram contato com Grant para tentar achar um ponto fraco. E acaba encontrando: Thomas, o irmão dele.

A jogada de Coulson acaba dando certo e Grant acaba deixando que sua localização seja descoberta. Esse conflito psicológico de ameaças entre os dois com certeza foi o ponto alto do episódio. O trabalho dos dois atores merece elogios pois o conflito entre eles é feito de uma perspectiva diferente onde os “bonzinhos” agem como “malvados” ameaçando alguém da família do “inimigo”. Não é o tipo de coisa que vemos com frequência (risos).

AoSs03e09-foto1

Novela Fitz e Simmons

Fitz e Simmons vão junto com Banks, agente da ATCU, em busca de uma pista mas acabam caindo numa armadilha montada por Grant. E acaba sobrando para Banks que morre. Dessa forma a ATCU parece que vai deixar de vez o programa já que as duas principais peças da agência foram eliminados nesse episódio. Um encerramento bem trágico para eles.

Grant e Malick querem usar os conhecimentos de Fitz e Simmons sobre o portal. Descobrimos que eles sabem como abrir o portal sem problemas e mandar alguém para a outra dimensão. A grande questão é como voltar de lá e nisso a dupla Fitz/Simmons tem experiência. Obviamente que eles não vão querer colaborar, mas como Grant os conhece bem ele sabe que o melhor é separá-los. O Inumano do mal (que apesar de ninguém citar seu nome ele se chama Mr. Giyera e é interpretado pelo ator Mark Dacascos), que apareceu no episódio anterior lutando contra Bobbi, tortura Simmons enquanto Fitz fica em outro local junto com Grant ouvindo ela gritar de dor.

AoSs03e09-foto2

De volta ao portal

Um sofre fisicamente enquanto o outro sofre psicologicamente. Então é óbvio que Fitz não vai aguentar ficar ouvindo Simmons sofrendo e resolve ajudar. A ideia da nova HYDRA é trazer o ser misterioso da outra dimensão para a Terra. A missão é chefiada por Grant e Fitz vai junto. Mas a missão vai contar com um convidado extra.

O final do episódio foi tão sem noção que nem teve uma cena extra porque aquilo já era um gancho bom o suficiente para o próximo capítulo. Coulson chega a base da HYDRA e faz mais uma loucura: pula de paraquedas direto para o portal. Então o final da primeira parte temporada vai ser resolvida (ou não) em outra dimensão. O negócio promete!

 

Os Inumanos vem aí

Antes de fechar o review do episódio é bom citar um fato importante ocorrido. Mack tem muitas dúvidas sobre o que fazer no comando da S.H.I.E.L.D., mas ele toma decisões interessantes. A principal dela é convocar Lincoln e Joey Gutierrez (lembram dele do 1º episódio?) para a missão de resgate e ataque a base da HYDRA. E quem vai chefiar eles? Sim, Daisy! Ela agora vai ter o seu grupo de Inumanos e tudo indica que isso deve ser melhor explorado principalmente na próxima metade da temporada.

AoSs03e09-foto3


Série: Agents of S.H.I.E.L.D.
Temporada: 3ª
Episódio: 09
Título: Closure
Roteiro: Brent Fletcher
Direção: Kate Woods
Elenco: Clark Gregg, Ming-Na Wen, Brett Dalton, Chloe Bennet, Iain De Caestecker, Elizabeth Henstridge, Nick Blood, Adrianne Palicki, Henry Simmons e Luke Mitchell
Exibição original: 01 de Dezembro de 2015 – ABC

One thought on “Review | Agents of S.H.I.E.L.D. – 3×09: Closure”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *