Dicas de filmes para o Natal

Dicas de filmes para o Natal

Chegou o Natal, então antes de mais nada a equipe da POCILGA deseja a todos os nossos porcoleitores um feliz natal. Resolvemos então fazer uma lista de filmes para assistir nessa data. Com certeza muita coisa vai ficar de fora, aqui é apenas uma pequena seleção. Deixem comentários com mais dicas para quem sabe nos próximos anos irmos aprimorando a lista e colocando novas dicas. Nessa 1ª lista temos uma mistura de filmes que realmente tem como tema o Natal e outros que simplesmente se passam na época, mas que nem por isso não deixam de ter o espírito natalino. Confiram!

Esqueceram de Mim (Home Alone, 1990)

home-alone

Esse sem dúvidas é um clássico filme de natal assim como a sua continuação. Macaulay Culkin no auge com uma direção inspirada de Chris Columbus e um roteiro muito bom de John Hughes. Como esses nomes envolvidos não tinha como dar errado. Kevin (Culkin) é esquecido em casa pela família e tem que proteger sua casa de invasores. Diversão de alta qualidade.

Duro de Matar (Die Hard, 1988)

diehard

Como bem apontou nosso porcolega Lionel Leal no Podcast sobre Filmes Gêmeos (aguardem!) esse clássico dos filmes de ação tem a mesma premissa de “Esqueceram de Mim”. John McClane (Bruce Willis) é um policial que em plena véspera de Natal tem que defender um prédio de invasores, ou seja, uma versão mais velha de Kevin (risos).

Papai Noel às Avessas (Bad Santa, 2003)

Bad Santa

Esse é o favorito de outro porcoloega da POCILGA: Marcio Melo. Aqui o clima de Natal é bem irônico já que o personagem principal Willie Stokes (Billy Bob Thornton) trabalha como Papai Noel numa loja de departamento junto com seu parceiro, o anão Marcus (Tony Cox). Na verdade tudo é fachada para eles roubarem a loja antes do Natal. Mas antes do roubo acontecer, eles tem que trabalhar de verdade. Imaginem a situação. Garantia de muitas risadas!

Gremlins (1984)

Gremlins

Esse é um clássico dos anos 80 que mostra uma noite de Natal bem “assustadora” após Billy (Hoyt Axton) ganhar de presente de Natal um mogwai que ele chama de Gizmo. Lembram das regras? Pois é, ele não a respeita e o bichinho fofinho se reproduz dando vida e inúmeros monstrinhos que vão tocar o terror.

Um duende em Nova York (Elf, 2003)

elf

Esse filme estrelado por Will Ferrell conta a história de um garoto que vai parar no polo norte quando bebê e acaba sendo criado por um duende como se fosse um duende. Quando ele cresce, acaba descobrindo que ele é humano. Isso explica o fato dele ser diferente de todos os outros. E também descobre que seu pai verdadeiro ainda está vivo. Então ele resolve ir para Nova York encontrá-lo. Aí é que começa a diversão e as situações sem noção.

O estranho mundo de Jack (Nightmare Before Christmas, 1993)

nightmare_before_christmas

Esse é o meu filme de Natal favorito. Ele funciona também como filme de Halloween. Na história escrita por Tim Burton e feita em stop-motion Jack é o rei do Halloween, mas ele está infeliz com a data. Ele descobre o Natal e resolve transformar o dia das bruxas num tipo de Natal. Obviamente que as coisas não vão sair como ele planejou já que nem todo mundo consegue entender direito o espírito natalino. O visual e a trilha sonora são sensacionais. Esse é imperdível!

Os Fantasmas Contra-Atacam (Scrooged, 1988)

Scrooged

Para mim esse filme mostra a adaptação mais legal do Conto de Natal de Charles Dickens ao mostrar Bill Murray interpretando Frank Cross, um bem sucedido dono de uma rede de televisão que não gosta de Natal. Então ele será visitado pelos 3 fantasmas que irão te ensinar o verdadeiro espírito natalino.

O Expresso Polar (The Polar Express, 2004)

The Polar Express

Essa é uma dica mais infantil e que funciona para toda a família. Robert Zemeckis se une mais uma vez a Tom Hanks. O filme é um conto de natal. Nele um menino que não acredita mais em Papai Noel acaba embarcando no Expresso Polar, um trem que irá levá-lo ao Polo Norte. Ao entrar no trem a aventura começa.

Férias frustradas de Natal (National Lampoon’s Christmas Vacation, 1989)

férias-frustradas-natal

Esse eu assisti recentemente e leva a franquia Férias Frustradas em uma nova direção. Ao invés de viajar de férias a família Griswold resolve reunir os familiares em casa. O tom é um pouco melancólico e até um pouco “realista” graças ao roteiro de John Hughes, mas é divertido com muitas piadas físicas feitas por Chevy Chase e nos lembra o “caos” que pode ser passar o Natal em família.

A Very Murray Christmas (2015)

AVeryMurrayChristmas-foto3

Leiam o meu texto sobre esse filme especial de Natal da Netflix estrelado por Bill Murray (olha ele novamente na lista) e dirigido por Sofia Coppola.

Ramon Prates

Analista de sistemas nascido em Salvador (BA) em 1980, mas atualmente morando em Brasília (DF). Cinema é sem dúvidas o meu hobby favorito. Assisto a filmes desde pequeno influenciado principalmente por meus pais e meu avô materno. Em seguida vem a música, principalmente rock e pop.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *