Rock Band 4 marca a volta dos jogos musicais

Rock Band 4 marca a volta dos jogos musicais

Após um tempo sem novos jogos do gênero, Rock Band 4 marca a volta dos jogos musicais. Eu nunca deixei de jogar esse tipo de game e eventualmente reunia um grupo de amigos para tocar, ou melhor, jogar. Mas a verdade é que esse mercado ficou um pouco saturado. Tanto Rock Band quanto a franquia Guitar Hero achou que poderia ser um novo Fifa e lançar a todo instante novos títulos que as pessoas iriam comprar. Após um tempo ‘na geladeira’, chegou a hora do gênero desembarcar na nova geração de consoles.

Felizmente a Harmonix foi esperta e sacou o que seria necessário para continuar a franquia. Não era preciso tentar reinventar a roda, ou seja, não era preciso tentar inovar ou mudar muito a jogabilidade. A sensação de jogar Rock Band 4 é a mesma de ouvir um disco novo da sua banda favorita. Você não quer que seja exatamente igual aos anteriores, mas também não quer nada radicalmente diferente.

Instrumentos

A melhor decisão em relação ao jogo foi ele ser compátivel com os instrumentos dos outros jogos. Ou seja, o jogo funciona tanto com os instrumentos do Rock Band quanto os dos Guitar Hero. No meu caso estou utilizando o kit do Guitar Hero Warriors of Rock do PS3 com guitarra, bateria e microfone. Eles funcionam bem, mas com alguns pequenos poréns.

A bateria do Guitar Hero tem 5 cores mais o pedal enquanto as do Rock Band tem apenas 4 cores. Então uma cor fica sobrando. Já na guitarra a minha tem os 5 botões tradicionais e mais os 5 para fazer os solos de guitarra. Apesar do Rock Band 4 ter esse modo de solos, eles não funcionam com a guitarra do Guitar Hero. Pena que eles desistiram do teclado. Eu achava ele bem legal.

Tudo bem, são alguns pequenos problemas, mas que não chegam a comprometer a jogabilidade. Confiram aqui a tabela completa com a compatibilidade dos instrumentos.

Rock-Band4_Pre-Order

 

Músicas

A lista de músicas que vem com o jogo deixa um pouco a desejar, mas não chega a ser ruim. São ao todo 65 músicas novas. Tem novidades como o U2 que chega pela primeira vez a franquia com duas músicas: “I Will Follow” e “Cedarwood Road“. A boa notícia é que as músicas compradas em DLC funcionam nesse novo jogo. Agora tem que ser dentro da mesma fabricante, ou seja, se você tinha um PS3 vai conseguir baixar suas músicas no PS4. Se resolveu mudar de plataforma, aí já era, vai ter que comprar tudo de novo.

Ainda estou aguardando quando (e se) vão disponibilizar as músicas dos outros jogos. Lembram que no Rock Band 3 dava para importar as músicas do Rock Band 2 e o do 1? Pois é, espero que seja possível futuramente importar essas músicas também para o Rock Band 4. Acredito que o principal problema sejam os direitos autorais das músicas. Provavelmente no contrato com a Harmonix as músicas só estariam disponíveis para determinadas plataformas ou algo do tipo. Então é necessário fazer uma nova negociação com os artistas e gravadoras.

Enquanto isso não acontece, existem diversas músicas disponíveis para compra. E a Harmonix diz que não vai repetir o mesmo erro do passado e não vai ficar lançando novos jogos. Vai se concentrar em lançar novas músicas para venda e ir, assim,  atualizando o jogo. Essa semana mesmo já rolou um novo update que corrigiu alguns bugs.

rock-band-4

Turnê

Agora o modo carreira se chama turnê, ou seja, você monta sua banda escolhendo um nome e os integrantes e sai fazendo shows. Aos poucos vai ganhando fãs e dinheiro. O estilo é o mesmo, cada show são basicamente 3 músicas que vão aumentando de dificuldade enquanto toca em cidades diferentes para cada vez mais público. Para mim esse modo carreira é apenas uma maneira de jogar sozinho e ter algum objetivo.

O mais legal do jogo continua sendo juntar o pessoal e jogar em grupo. Não temos mais o modo online ou o pratice para praticar. Mas como a Harmonix pretende ir evoluindo o jogo, quem sabe se os jogadores sentirem necessidade de outro modos de jogo ela não acabe fazendo? Vamos aguardar como vai ser essa evolução.

Lançamento no Brasil

Por enquanto o jogo só foi lançado no Brasil em formato digital. Quem comprou em pré-venda ganhou 10 músicas a mais grátis (eu obviamente fiz isso). Nos EUA e em outros países foi lançado um novo kit com novos instrumentos. É possível comprar apenas a guitarra ou então o kit com bateria, guitarra e microfone. Ainda não existe previsão de lançamento dos instrumentos por aqui.

rock-band-4-game

Considerações finais

Uma das dúvidas que eu tinha para migrar para a nova geração de consoles eram os meus instrumentos do Guitar Hero. Quando soube que um novo jogo ia ser lançado e os instrumentos iriam funcionar vi que já era a hora de migrar. Outro motivo foi o lançamento de Batman Arkham Knight. Rock Band 4 continua de onde a franquia parou e agora nos consoles de nova geração as telas de espera para carregar a música a ser jogada ficou bem mais rápido e a configuração do som também ficou melhor. A diversão continua garantida. Bom show!

***Classificação***


rockband4-capaRock Band 4
Plataforma: PlayStation 4 e Xbox One
Produtora: Harmonix (também é a desenvolvedora) e Mad Catz (distribuidora)

Ramon Prates

Analista de sistemas nascido em Salvador (BA) em 1980, mas atualmente morando em Brasília (DF). Cinema é sem dúvidas o meu hobby favorito. Assisto a filmes desde pequeno influenciado principalmente por meus pais e meu avô materno. Em seguida vem a música, principalmente rock e pop.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *