Review | The Last Kingdom – 1×05: Episode 5

Review | The Last Kingdom – 1×05: Episode 5

Sim, até o momento esse foi o melhor episódio da temporada. Mas podia ter sido muito, muuuuuito melhor…

“Episode 5” adapta os dois últimos capítulos de O Último Reino e o primeiro capítulo de O Cavaleiro da Morte.

[button-red url=”#” target=”_self” position=”left”]Aviso de SPOILERS[/button-red]

Atenção, os comentários abaixo revelam alguns dos acontecimentos presentes em ‘Episode 5’, o 5º episódio da 1º temporada de The Last Kingdom.


Todo o início do episódio foi como esperado. Uhtred chega ao acampamento saxão e descobre que Odda – O Jovem levou sua esposa e filho para outro lugar. Ele vai atrás de Odda, que está com o pai, e depois de pular no pescoço dele (e fazer o idiota se borrar todo) descobre que sua família está em segurança nas terras dos Odda.

Odda – O Velho está com suas tropas no topo do monte Cynuit e prefere aguardar reforços de Alfredo, mesmo sabendo que não tem comida suficiente. Acontece uma tentativa de negociação entre Odda e Ubba, onde Uhtred está presente e aproveita para mexer com o lado supersticioso de Ubba. Como ele explica depois, isso dará alguns dias de indecisão a Ubba com relação ao ataque.

Até aqui a minha expectativa era boa. Tudo estava indo bem e, mesmo achando os acampamentos e tropas muito acanhados, eu ainda esperava ver uma grande batalha.

Doce ilusão…

Uhtred bola o plano de incendiar alguns navios dinamarqueses para criar uma confusão no acampamento e dar a chance de um ataque surpresa às tropas de Odda. Confusão feita: É hora da batalha! #sqn

Não, não, não! O que temos no lugar de uma linda parede de escudos é um PvP entre Uhtred e Ubba. Nada de júbilo da batalha, nada de lutas ferozes, nada de tripas escorregadias!

O Uhtred de O Último Reino não teria chance contra Ubba nessas condições. É o que já disse antes, Uhtred e Ubba do seriado não são nem sombra das personagens dos livros. Pra não dizerem que sou chata demais, a luta foi bem feita e a chegada das tropas saxãs ficou bem legal. Acredito que muitos devem ter gostado.

Porém, nem com a chegada de Odda e seus homens tivemos batalha. O corte de cena já é para os despojos, infelizmente. 🙁

Esse orçamento na ponta do lápis está dureza… Poxa, eu queria ver Uhtred apertando a mão de Ubba no machado para que ele fosse para o Valhalla!

Bom, acabada a batalha descobrimos que Odda (pai) está gravemente ferido e que Uhtred quer ir imediatamente ao encontro da esposa. Ele inclusive recusa o conselho de Leofric que diz para ele, antes de tudo, ir até Alfredo levando a notícia da vitória. Afinal, quem dá a notícia leva os créditos.

Hoje em dia olho os garotos de 20 anos e acho que são pateticamente jovens, mal saídos das tetas das mães, mas quando tinha 20 anos eu me considerava adulto. Era pai, havia lutado na parede de escudos e odiava receber conselhos de qualquer pessoa. Resumindo: era arrogante, imbecil e cabeça-dura.
(Crônicas Saxônicas – O Cavaleiro da Morte)

Claro que a Mildrith ficou radiante de saber que ele estava vivo e Uhtred finalmente conheceu “Uhtred, filho de Uhtred”, mas ao chegar em Wintanceaster ele descobre que ninguém sabia que ele estava sequer vivo!

Uhtred arma um barraco no meio da missa e Alfredo tem que impor seu poder.

— Isto matou Ubba! — declarei, e desembainhei Bafo de Serpente. E esse foi meu outro erro.
(Crônicas Saxônicas – O Cavaleiro da Morte)

As cenas e diálogos da parte final do episódio foram praticamente ipsis litteris . Ficou muito bom!

Primeiro Uhtred teve que pagar penitência fazendo uma espécie de caminhada à lá Cersei, só que mais light e ajoelhado. Ele fica puto com a humilhação, mas o sobrinho pecador de Alfredo tá lá com ele para aliviar a tensão. Eu ri muito com Æthelwold e os peitos pecadores! Ficou muito igual ao que imaginei ao ler o livro.

Nada foi como Uhtred esperava e ele volta para suas terras com Mildrith e seu filho. Ao chegar pega Oswald (o administrador) no flagra (de novo) tirando vantagem com a madeira das terras. Só que dessa vez Uhtred não está com um pingo de paciência…

– Isso é justiça!
(Crônicas Saxônicas – O Cavaleiro da Morte)

No fim das contas, não tivemos a grande batalha do fim de O Último Reino, mas fomos presenteados com uma representação bem fiel do primeiro capítulo de O Cavaleiro da Morte.
Até o momento os 12 navios de Alfredo não apareceram, vamos ver como ajustarão as coisas para termos os eventos do segundo livro bem apresentados.

Será que Steapa, o Inteligente irá aparecer? Fiquei de olho na cena da penitência, mas não vi ninguém que parecesse ser ele…

Pelo andar da carruagem veremos Iseult já no próximo episódio!

Carol Amaro

Leitora, sonhadora e bacon lover. Tenho mais blogs do que consigo dar conta e mais livros do que consigo ler... ;)

6 comentários sobre “Review | The Last Kingdom – 1×05: Episode 5

  1. acho que este foi o primeiro episódio REALMENTE bom… o duelo entre Uthred e Ubba foi ótimo, mas tb senti falta da batalha… eu já estava suspeitando que iriam fazer aquele corte na cena…

    de qq forma, gostei do que vi no geral. daria uma nota 4/5 pra esse ep!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *