Review | The Last Kingdom – 1×04: Episode 4

Review | The Last Kingdom – 1×04: Episode 4

Enquanto no episódio anterior Uhtred teve que fazer uma difícil escolha, no quarto episódio de The Last Kingdom ele recebe um “presente de grego” e é posto à prova por Alfredo.

[button-red url=”#” target=”_self” position=”left”]Aviso de SPOILERS[/button-red]

Atenção, os comentários abaixo revelam alguns dos acontecimentos presentes em ‘Episode 4’, o 4º episódio da 1º temporada de The Last Kingdom.


Em “Episode 4″ (podiam criar títulos mais criativos para os episódios…) são adaptados os eventos da segunda metade do livro encaminhando a série para o desfecho de O Último Reino. Tivemos eventos interessantes e tudo acontece mais ou menos da mesma forma. É fato que o aspecto temporal está bem acelerado, mas em uma adaptação desse tipo coisas assim são necessárias e então um inverno vira um mês, um mês vira alguns dias e assim por diante.

Logo no início do episódio temos um reforço na animosidade entre Odda – O Jovem e Uhtred. Odda é nojentinho e acho que o da série consegue passar isso bem.

Uhtred não consegue se esquivar e os preparativos para o seu casamento são rapidamente arranjados e, mesmo sem ter o direito de ver a noiva antes de casar, ele segue para o altar. Que grata surpresa quando Mildrith tira o capuz e se revela uma bela moça! Casamento realizado, Uhtred parte com sua esposa e Leofric para as terras que recebeu através do casamento e durante a viagem começa a se perguntar por que lhe arranjaram um moça tão bela e, principalmente, por que uma moça assim ainda estava solteira! É então ele descobre que Alfredo aprontou uma verdadeira ~pegadinha do malando~ com ele.

Bom, no fim da contas apesar de ficar furioso ele bem que gosta da esposa que recebeu e logo a passagem de tempo mostra uma Mildrith gravidíssima.

Nada dura para sempre. Os dinamarqueses são vistos em Wessex e rapidamente Uhtred está reunido com Alfredo e o conselho para discutir o fim da paz. Odda – O Jovem está lá e aprende com Uhtred que quem fala o que quer, ouve o que não quer… 😛 Acho que se o Uhtred dos livros não fosse tão superior, eu estaria gostando mais desse da série, ele tem melhorado.

Conselho reunido, descobrimos que a fortaleza de Wareham foi tomada pelos dinamarqueses, liderados por Guthum, e Alfredo decide sitiá-la. Ficamos sabendo que Ivar (sim, ele foi finalmente citado!), o irmão de Ubba, foi morto e por isso Ubba partiu em busca de vingança e deixou Guthum sem apoio.

Por isso, Guthum parte para negociar uma trégua com Alfredo e consegue um mês de alimentos em troca de sua partida de Wessex ao fim do prazo. Reféns são trocados e Uhtred é enviado entre eles com a tarefa de descobrir quando Ubba tiver retornado e escapar para avisar as tropas de Wessex. Claro, que isso é um grande teste que Alfredo impõe a Uhtred. Uma tarefa arriscada e que quase certamente levará à morte.

Essa nova invasão dinamarquesa e a negociação com o Rei Alfredo realmente aconteceram, são fatos reais reescritos pelo autor dos livros e encenados na série de TV. Isso que eu acho mais legal em romances históricos, colocar personagens fictícios em situações reais, nesse ponto a série não tem decepcionado. Mesmo quando reclamei das alterações de eventos ou períodos, eu sabia que no fundo isso não importava porque fazia parte da ficção. A partir do momento que começam a ser retratados eventos reais, a série se alinha com os livros e nos brinda com cenas e diálogos que de uma forma ou de outra realmente aconteceram. Estou curtindo muito.

Dentro da fortaleza, Uhtred reencontra Ragnar e Brida e mais uma vez é tentado a mudar de lado. Sentimentos conflituosos passam pelo seu coração, mas mesmo reafirmando a Ragnar que ele será sempre seu irmão, ele mantém seu juramento e permanece ao lado dos saxões. É bonito ver como Ragnar, mesmo sem aceitar, compreende essa decisão e no momento do sufoco salva seu irmão.

É… Ubba está chegando e, graças a Ragnar, Uhtred escapa da morte certa e corre para dar o alarme. E assim, no fim do episódio Uhtred acende a fogueira sinalizadora e observa o mar de navios que se aproxima.

Tudo indica que teremos um grande confronto no próximo episódio, provavelmente algo como o fim do primeiro livro.

Será que finalmente teremos uma batalha de verdade???

Eu adoro o jogo político, mas as batalhas são o ponto alto dos livros e estão fazendo muita falta. Precisamos ver Uhtred sentido o Júbilo da Batalha!

Carol Amaro

Leitora, sonhadora e bacon lover. Tenho mais blogs do que consigo dar conta e mais livros do que consigo ler... ;)

5 comentários sobre “Review | The Last Kingdom – 1×04: Episode 4

  1. Realmente a criatividade com os títulos passou longe dessa série hein?

    Pra mim está ótimo acompanhar essa texto-novela por aqui pelos posts hehehe

      1. Eu quis me referir na verdade ao fato de eu apenas estar lendo seus posts sobre a série sem nem ter lido o livro ou assistí-la de fato.

        Pra mim está sendo o suficiente imaginar a história do titela

  2. É minha diferença para a maioria das pessoas, quando não gosto de uma coisa dificilmente mudo de opinião, não importa muito se eu me esforce para fazer isso. Em várias partes vejo o seu esforço para encontrar boas coisas e aprovar essa série aborto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *