De Volta para o Futuro série animada

Em 1991 foi lançada De Volta para o Futuro série animada (Back to the Future animated series). O próprio Bob Gale, que escreveu o roteiro dos filmes junto com o diretor Robert Zemeckis, foi um dos produtores executivos do programa. Foram duas temporadas com 13 episódios cada uma, totalizando 26 episódios de 30 minutos de duração cada. O desenho nunca tinha sido lançado em DVD, tinha apenas sido lançado em VHS e Laser Disc nos EUA. Agora com o lançamento do filme em versão especial de 30 anos, a edição com a caixa em formato de capacitor de fluxo (veja o video) veio com a animação no pacote.

Educativo

O tom do desenho é bem mais infantil, diferente dos filmes que era para todas as idades. Bob Gale conta em um dos extras do DVD que quando foi procurado para que o programa fosse criado ele queria que o desenho tivesse um tom mais “educativo”. Ele tinha filhos e queria um programa que também mostrasse novos conhecimentos para eles.

Cada episódio conta com uma viagem no tempo e em alguns deles temos até um “Back to the Future facts” mostrando alguma curiosidade sobre a época. Outro cuidado foi não mostrar nenhuma personalidade para não distorcer fatos históricos. A única exceção foi Benjamin Franklin que aparece em um episódio.

devoltaparaofuturo-serieanimada-foto1

Família Brown

O foco maior do desenho é na família do Doutor Brown. Marty McFly sempre aparece, mas acaba sendo muitas vezes o coadjuvante da história. Ao focar nos filhos de Doc o desenho se distancia do filme e apresenta personagens que não foram explorados na trilogia. E nada melhor que fazer um desenho para crianças focado em personagens da mesma idade. Fica mais fácil de se identificarem com eles.

A relação entre Jules e Verne é interessante porque o 1º é mais velho e adquiriu o mesmo gosto pela ciência que o pai, enquanto o mais novo é praticamente uma versão de Denis o pimentinha. Isso cria uma relação curiosa do pai com os filhos.

bttf-desenho-foto2

Dublagem

Alguns dos atores do filme reprisam as vozes de seus personagens no desenho. Mary Steenburgen e Thomas F. Wilson estão nessa respectivamente como Clara e Biff. O mais curioso é que Christopher Lloyd aparece no desenho na parte de carne e osso, mas não dublou o seu personagem. Curiosamente quem faz isso é Dan Castellaneta, famoso por ser também a voz de Homer Simpson e que faz uma ótima “imitação” da voz de Doc. Já Marty foi dublado por David Kaufman que também tem uma voz bem parecida com a de Michael J. Fox.

Formato do programa

O formato do programa começa com uma introdução feita pelo Dr. Brown em carne e osso interpretada por Lloyd. No final do episódio ele volta para mostrar um experimento científico que pode ser feito também pelas crianças em casa. Curiosamente na 1ª temporada esses videos foram escritos e dirigidos por por Peyton Reed, diretor de “Homem-Formiga“.

bttf-desenho-foto1

Exibição no Brasil

Não lembro exatamente quando o desenho foi exibido no Brasil e não consegui descobrir pesquisando na Internet. Só sei que era exibido pela Tv Colosso na Rede Globo. Mas para quem mora em Salvador e em algumas outras cidades do país tiveram problemas em conseguir assistir na época em que foi exibido. O programa ia ao até às 12:30, mas ele era cortado para a exibição do jornal local (BA TV). E era justamente nesse horário que o desenho passava. Lembro que só consegui ver mais mais episódios quando fui passar as férias no Rio de Janeiro na casa de parentes. Aí aproveitava para assistir e não perdia um episódio. Mesmo assim lembro muito pouco dos episódios.

Assistindo nos dias de hoje

O visual da animação é legal, mas as histórias são mesmo mais infantis. O foco educativo é interessante, mas acaba soando um pouco didático demais. Ao assistir nos dias hoje soa um pouco datado, mas para quem é fã da trilogia totalmente vale a pena para ficar mais tempo junto dos personagens.

Engraçada é a forma como sempre em cada época diferente encontramos com alguma versão de Biff, até mesmo em forma de dinossauro (risos). O ator Thomas F. Wilson mostra uma versatilidade muito boa fazendo vários sotaques diferentes para as versões do personagem. Outra curiosidade é que na 1ª temporada em cada episódio tem uma cena escondida depois dos créditos com o ator contando alguma piada com tema relacionada ao episódio já que ele também seguiu carreira fazendo comédia de stand-up.

bttf-desenho-foto3

E ainda tem a parte com o próprio Christopher Lloyd interpretando o Doc mais uma vez em carne e osso. Vale mais pela nerdice do que pelo desenho em si. Mas pensando o formato dele era interessante e diferente do que era feito na época e do que é feito hoje em dia.


devoltaparaofuturo-serieanimada-poster

Título Original: Back to the Future animated series
Com Christopher Lloyd e as vozes originais de David Kaufman, Dan Castellaneta, Mary Steenburgen, Josh Keaton, Thomas F. Wilson, Troy Davidson e Danny Mann
Baseado no filme criado por: Robert Zemeckis e Bob Gale
Exibido pelo canal CBS

One thought on “De Volta para o Futuro série animada”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *