Os melhores filmes de terror da sessão da tarde

Os melhores filmes de terror da sessão da tarde

Antes de assistirmos os filmes de terror sangrentos, cheios de fantasmas assustadores ou zumbis carniceiros, fomos apresentados a um terror sutil, com grandes pitadas de aventura e leveza suficiente para uma criança já crescidinha acompanhar também. Não é a toa que eles passavam no horário da tarde, sem restrições e dificilmente uma criança nascida nos anos 80 passou ilesa a algum deles! Por isso mesmo fiz uma lista com os filmes de terror da sessão da tarde que marcaram minha infância e coloquei na ordem de medo que senti ao assistir. Mas quero deixar claroq que o foco são filmes vespertinos e não necessariamente da Sessão da tarde pois tem dois filmes que são clássicos do SBT. Vem ver!

 Elvira – A Rainha das trevas

elvira

Qual garoto nunca assistiu Elvira e ficou hipnotizado por Cassandra Peterson e seu decote gigantesco? O filme conta a história de Elvira, uma atriz de shows com qualidade duvidosa, que herda de uma tia uma mansão. Ao chegar na cidadezinha no interior de Massachusetts causa o maior alvoroço no lugar e ainda descobre que herdou também um livro de feitiços que será disputado por um tio vilão.  Existe um tom de comédia marcante e um enorme carisma da protagonista atrapalhada.

 A Família Addams

A família Addams

A macabra família Addams nos gerava mais simpatia do que medo. No filme, uma dupla de trambiqueiros fingem encontrar o irmão desaparecido do milionário Gomez Addams e com isso colocar a mão na grana. O problema é que o  homem que deve se passar pelo tio Fester se afeiçoa aquelas pessoas e se sente incapaz de aplicar o golpe!

 

 Deu a Louca nos Monstros

deu a louca nos monstros

Em Deu a Louca nos Monstros tem vilão até pra escolher!!! Quando o Drácula, a múmia, Frankenstein, lobisomen e o monstro do lago começam a aterrorizar uma cidadezinha, um grupo de amigos se juntam para descobrir uma forma de combatê-los. É uma espécie de Os Goonies mas com monstros!

 

 Os Fantasmas se Divertem

os-fantasmas-se-divertem

Tim Burton reúne uma turma de bons atores nesse filme que virou clássico! Quem não lembra do casal vivido por Geena Davis e Alec Baldwin que morrem e seus espíritos presos na casa onde moram? E pra piorar a situação a casa é vendida para uns aristocratas fúteis com uma filha gótica. E se isso já não fosse ruim ainda tem um “agiota” sobrenatural para colocá-los em apuros!

 

 Os Caça Fantasmas

ghostbusters

Esse clássico de 1984 conta a história dos Doutores Peter, Ray e Egon que estudam fenômenos paranormais em um laboratório da Universidade. Mas com o corte da verba para as pesquisas eles decidem investir no próprio negócio, contratam Winston e se tornam os Caça Fantasmas! Apesar de tantas cenas para entrar no imaginário infantil, nada substitui o enorme boneco de marshmallow que caminha sobre Nova York.

 

 Garotos Perdidos

Garotos perdidos

Muito antes de Crepúsculo aparecer os vampirões que arrebatavam o coração das meninas eram aqueles de Garotos Perdidos. No filme, Michael e Sam mudam-se com a mãe para uma cidade na Flórida onde tem um alto índice de garotos desaparecidos. O problema é que os responsáveis por isso são uma gangue de motoqueiros que possuem enormes caninos e se alimentam de sangue!

 

A Hora do Espanto

fright night

E por falar em vampiros, não podemos esquecer de Charley que percebe que seu novo vizinho não é lá muito normal. Quando o novo vizinho resolve dar em cima da mãe dele, o garoto se vê obrigado a fazer alguma coisa para provar que o sedutor que mora ao lado nada mais é do que um vampiro! Nessa corrida ele conta com a ajuda de um apresentador de programas sobrenaturais que na verdade não acredita em nada disso.

 

 Gremilins

Gremlins

Em 1984, Billy ganha um presente inusitado de Natal: Um Mogwai! E quem não gostaria de ganhar um bichinho fofo, meigo e que demonstra toda essa docilidade da foto acima? Mas pra cuidar de Gizmo (nome dado por Billy), é preciso seguir três regrinhas básicas ou esse adorável ser vai virar o pior pesadelo na vida da cidade! Passamos o filme todo torcendo para que as coisas voltem ao seu devido lugar mas ao mesmo tempo temendo pela vida dessas criaturas que deveriam ser as vilãs mas são incrivelmente carismáticas!

.

 Convenção das Bruxas

Convenção-das-bruxas

A ideia é comentar os filmes de terror da sessão da tarde mas não dá pra deixar de fora um exemplar clássico que passava no Cinema em Casa do SBT, pois também era vespertino e clássico nos anos 80/90.  Um exemplo disso é Convenção das Bruxas que está no meu top 03 com louvor! No filme conhecemos o garoto Luke, que após perder os pais em um acidente vai morar com a avó. Tentando ajudar o menino a superar o trauma a avó dele o leva para passar uns dias em um hotel na Inglaterra. Por coincidência, lá vai acontecer uma enorme convenção das bruxas, que odeiam crianças, levando um perigo eminente a vida de Luke. Além de ter Angelica Houston mais uma vez na lista, esse filme tem várias referências que me davam muito medo como a bruxa que prendeu uma criança dentro de um quadro! Eu tinha pavor de quadros com crianças por causa disso.

 

 Arachnophobia

arachnophobia

Existe alguém nesse mundo que não teria um ataque de pânico ao ser surpreendido por centenas de aranhas? Não saber se corre ou se tira elas de cima? Pois é essa situação que vive o médico Jeff ao se mudar com sua família para uma cidade do interior e  desconfiar que seus pacientes estão morrendo gradativamente com suspeita de picada de aranhas.

.

 A Fortaleza

A fortaleza

E no meu primeiro lugar disparado está um clássico do Cinema em Casa do SBT! Esse é um daqueles que filmes que marcaram a minha infância e depois de adulta passei um bom tempo tentando localizá-lo, lembrar o nome para assistir de novo. A história se passa em um vilarejo da Austrália onde uma professora tem alunos de múltiplas idades. Durante uma aula, a escola é invadida por bandidos armados e usando máscaras de animais; a não ser o líder que usa uma de papai noel. A professora junto com as crianças passam por situações de terror, tentando uma fuga desesperada para salvar suas vidas. Esse filme me deixou com muito medo do bandido com mascara de papai noel e em determinado momento onde ele persegue a adolescente Narel no meio de uma floresta, para tentar uma investida sexual, me dá calafrios até hoje.

.

Esses foram os meus filmes de terror da sessão da tarde que mais marcaram minha infância. Você tem algum para acrescentar na lista? Mudaria algum de posição? Comenta aí!

.

Dani Vidal

Uma criatura meio doida que lembra a irmã do Ferris Bueller, finge que é nerd, adora filmes de terror mas tem medo de comédias românticas.

26 comentários sobre “Os melhores filmes de terror da sessão da tarde

  1. Assisti todos, muitos tem aquela veia típica, até por causa da época que foram feitos, bem mais inclinados para a comédia do que o susto, nem por isso deixam de ser bem bacanas.

    Sessão da Tarde é um dos poucos programas que carregam o que a Globo tinha de bom do passado. Alvo de muitas piadas como “Inédito na Sessão da Tarde…”, “Filme de Sessão da Tarde…” entre outras. No entanto, não restam dúvidas de que faz parte da vida de muitas pessoas que nasceram nos anos 80 e 90.

    Hoje em dia caiu muito com a opção de passar aqueles filmes que saem direto para VHS/DVD de quinta categoria que lançam aos montes. Só conseguimos vislumbrar um pouco desse sentimento de carinho quando eles resolvem se auto homenagearem passando os clássicos que imortalizaram a atração.

    1. Os filmes da sessão da tarde formavam caráter!!! Eram sensacionais!!!
      Um dos problemas é que hoje em dia existe a censura e muita coisa não passa mais no horário da tarde – mesmo que já tivesse passado antigamente. Nos resta agora ficar com filmes de animais falantes.
      🙂

  2. Muito boa lista, sensacional.
    Desses eu vi “Família Adams” no cinema, me senti bastante idoso (risos).
    Não lembro desse “A Fortaleza” e nunca tive paciência para assistir por completo “Convenção das Bruxas” e “Deu a louca nos monstros”.
    O resto todos são bem legais.

  3. Muito bom mesmo! Esse A Fortaleza parece sinistro, nunca tinha ouvido falar. Convenção das Bruxas era realmente assustador. Um que pra mim é inesquecível é O Ataque dos Vermes Malditos, passava no SBT, estrelado pelo ídolo-mor Kevin Bacon.

    1. Caramba!!! Esqueci completamente de Ataque dos Vermes Malditos!!! Um clááááásico, adora muito … agora já achei que está incompleta.
      Convenção das Bruxas eu tinha pavor daquele quadro onde ela prendeu a menina. A guria cresceu e ia mudando de lugar no quadro, lembra? Gente, isso dá medo até hoje!!!!!
      A fortaleza é punk. Procure pra ver!!

  4. Quase todos dessa lista são favoritos meus! Difícil escolher. Ahhh como a Nostalgia até na sessão da tarde, era melhor antigamente.

    1. Sim, terror… na sessão da tarde não passavam filmes de terror mais forte. Era sempre um terror com altas doses de aventura ou comédia

  5. ola. estou procurando um filme de terror que conta a historia de uma magnata sadico que convida um grupo de 6 jovens a passar 2 noites em uma mansão para ganhar um prêmio de 1 milhão de dólares, mas descobrem que nessa mansão acontecia procedimentos médicos proibidos por um médico assassino e assim tornou assombrada. A maioria morria conforme o andar da historia e sobreviveu somente 2 jovens. quero muito assistir novamente, mas não lembro o nome deste filme. valeu

  6. Tinha um filme desses que nunca me lembro qual é. Só me lembro dessa cena: Um menino entra num hospital ou numa escola fugindo de outro rapaz, esse último pega um machado de um hidrante e, ao levantá-lo para golpear, o machado se crava em sua própria cabeça. Se alguém souber o título, muito obrigado.

  7. Boa tarde. Gente, gostaria de me lembrar do nome do filme, que passarava também na Sessão da Tarde, em que um jovem, ao ver uma cena, discussão de casal, pela janela, passou a desconfiar que o vizinho houvesse matado a própria esposa. Então, passou todo o filme investigando com a ajuda de alguns amigos. A história lembra um pouco o filme “Paranóia”, mas não é esse filme. Se alguém souber me dizer que filme é esse, agradeço muito. Abraço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *