Hearthstone

Hearthstone

O que é esse tal de Hearthstone?

Lançado em 11 de Março de 2014, Hearthstone: Heroes of Warcraft (ou apenas Hearthstone) é um jogo de cards estratégico on-line desenvolvido e publicado pela empresa Blizzard Entertainment. Para aqueles que não tem muita familiaridade com o mundo dos games, a Blizzard é a empresa que desenvolveu jogos viciantes e de sucesso como StarCraft, WarCraft, Diablo e World of WarCraft. Em comum com os outros jogos está a facilidade com que o jogador casual consegue se divertir, aliado a complexidade que irá agradar também aos gamers mais exigentes e, o principal, o cuidado com detalhes como sons, animações e os belos cenários onde ocorrem cada partida.

Hearthstone quebrou alguns paradigmas da empresa tornando-se o primeiro game que pode ser desfrutado 100% gratuitamente* e também o primeiro jogo da Blizzard a ser lançado para plataformas móveis. Sua receptividade do público e da crítica foi excelente, tendo em vista que o game recebeu alguns prêmios de melhor jogo de estratégia e outros na categoria de multiplayer no ano do seu lançamento, e por hoje já ter mais de 30 milhões de jogadores inscritos em seus servidores.

E como se joga Hearthstone?

Em Hearthstone os jogadores constroem os seus decks a partir de heróis – eles são nove ao todo e suas classes fazem referência ao universo de Warcraft – usando feitiços, armas, habilidades heroicas, lacaios e seus poderes para poder vencer seus adversários em duelos contra o computador ou outros jogadores humanos. O vencedor será aquele que conseguir tirar todos os pontos de vida do adversário (usualmente 30) primeiro e para isso a combinação de cartas muda de um jogo para outro e de classe para classe.

Atualmente, Hearthstone – depois de duas expansões e a inclusão de dois modos aventura – possui aproximativamente 700 cartas (698 para ser mais exato). As cartas são divididas em comuns, raras, épicas e lendárias, podendo ser obtidas comprando-se packs, destravando-as a medida que seus heróis vão subindo de nível, vencendo os desafios do modo aventura, ganhando as recompensas ao final de cada temporada mensal, ganhando os prêmios ao final de uma visita no modo arena ou craftando cartas usando pó mágico. Dentro desta escala, ainda existem cartas que podem ser usadas por todos heróis e cartas que são distintas a cada classe, o que diferencia o modo de jogo de acordo com a estratégia de cada gamer e suas predileções de classe e de estilo.

Tavern-Brawl-500x369
Menu inicial de Hearthstone

Modos de Jogo:
Existem muitas formas de ir melhorando e aprendendo a respeito de Hearthstone que, como todos os produtos da Blizzard, se preocupa em criar um tutorial bem detalhado para ajuda-lo a se familiarizar e aprender as noções básicas de como jogar o card game.

Praticar: Aqui o jogador pode testar as suas habilidades ou seu novo deck contra o próprio computador. Nesse modo você também pode liberar todos os outros 8 heróis que inicialmente estão travados.

Arena: Pagando 150 em ouro você joga esse modo muito divertido e desafiador que vai colocar o seu conhecimento sobre o jogo em teste. Nele, o jogo lhe dará três opções de cartas por vez para você escolher uma e ir montando o seu próprio deck com 30 cartas e quando estiver pronto você jogará contra outros oponentes que também montaram seu deck aleatoriamente. Ao fim de sua corrida no modo Arena você ganhará cartas, ouro e pó mágico para ir completando a sua coleção e aumentando o seu leck de opções na montagem de seus decks.

Duelo: Este é o modo que permite enfrentar pessoas na listagem de amigos e todos os outros jogadores conectados aos servidores da Blizzard. Existem duas modalidades de duelo, o rankeado e o não rankeado. Ao final de cada mês os jogadores que atingirem pelo menos o nível 20 no modo rankeado ganharão um verso de card para usar em suas batalhas e cada nível que ele avança também será recompensado com mais ouro, pó e cards douradas para completar a sua coleção.

Modo de Aventura: No modo aventura o jogador enfrenta inimigos controlados pelo computador com poderes distintos aos dos heróis clássicos disponíveis e servem para desbloquear novas cartas que são somente disponíveis quando você acessa esse modo e tem sucesso em vencer os distintos desafios de cada aventura. Estes encontros tem alguns diálogos e forma uma espécie de história.

Desafios de Classe: Este modo de jogo encontra-se dentro das aventuras e fica disponível a medida que o jogador vai derrotando os inimigos de uma ala. Nestes desafios os jogadores usam decks prontos e ao derrotarem o computador eles vão liberando mais cartas exclusivas de uma determinada classe de herói.

Taverna: Na propaganda desse modo a Blizzard anuncia que toda semana (de quarta a domingo) serão criadas regras novas e doidas. Essa modalidade foi desenvolvida para criar um ambiente de jogo não competitivo mais divertido, desconstruindo algumas regras já estabelecidas do jogo, criando novos cenários e muitas vezes utilizando heróis nãos disponíveis nos modos comuns de jogo. Ao vencer uma contenda na taverna o jogador ganha um pack de 5 cartas (que geralmente custa 100 em ouro).

Pontos Positivos:

  • Viciante – Como todos os jogos feitos pela Blizzard, Hearthstone é viciante! Se você gosta de estratégia, card games e competição dificilmente depois de testar esse jogo vai querer parar de joga-lo. Não é difícil se pegar jogando Hearthstone diariamente para pelo menos completar as quests que a Blizzard disponibiliza.
  • Detalhes – A atenção aos detalhes em Hearthstone impressiona, além de todo o cuidado que Blizzard teve para tornar esse jogo divertido, intuitivo e único. Cada criatura convocada tem seu próprio áudio customizado, as cartas poderosas tem animações singulares e bem interessantes e as imagens não são repetidas. Não bastasse isso, os cenários são bem interativos e você pode ficar brincando com ele enquanto espera o turno do seu oponente terminar.
  • Balanceamento – Como é de costume a Blizzard procura constantemente revisar seus jogos buscando o balanceamento constante. A equipe de Hearthstone testa o jogo constantemente e procura diminuir o valor das cartas consideradas overpower com o tempo. Até porque a própria empresa tem os seus campeonatos e sabe que os jogos de seu catálogo tem espaço de destaque entre os eSports.
  • Aprimoramento – A Blizzard também é conhecida por dar um suporte tremendo as suas franquias, concertando os possíveis bugs, realizando manutenção constante em seus servidores e disponibilizando muitas expansões ao seu catálogo. Não é difícil imaginar que Hearthstone  vai ter suporte técnico e intelectual pelos próximos 10 anos, a final, a Blizzard já faz algo parecido com World of Warcraft.
  • Comunidade – Já existe uma comunidade bem grande e significativa de jogadores. E não poderia ser o contrário já que a Blizzard afirma ter mais de 30 milhões de inscritos em seus servidores. Por isso existem muitos blogs, vlogs e até podcasts falando de Hearthstone. Essa grande quantidade de conteúdo produzido sobre o jogo ajuda os novos jogadores ou aqueles que já são veteranos a melhorar suas habilidades e compreensão sobre o jogo.
  • Jogar em tablet ou celular – Hearthstone também pode ser jogado via tablet ou celular, basta separar pouco mais de 1GB de sua memória, instalar o jogo e ser feliz doando o resto do tempo de sua vida para este jogo da Blizzard. As diferenças do jogo praticamente não existem, com a mesma qualidade da conexão, animações das cartas e perdendo um pouco somente nos cenários, mas nada que mude drasticamente a diversão ou imersão do game.

Pontos Negativos:

  • Bots – Infelizmente os bots estão presentes em Hearthstone e é algo que demorou para empresa tomar alguma postura. Com o seu sistema de missões diárias e a inclusão de recompensas no modo rankeado não é incomum enfrentar bots (programas que fazem com que o computador assuma controle de seu baralho). É algo que gera desconforto e incomoda os jogadores que procuram melhorar diariamente as sua habilidades.
  • Torneios – Existem os torneios oficiais de Hearthstone apoiados pela Blizzard, mas a falta de um modo onde os próprios jogadores possam criar torneios é algo frustrante para os jogadores mais casuais e que é comum no mundo dos card games.
  • Novos Heróis – Os modos “Aventura” e “Taverna” já apresentaram vários heróis diferentes dos disponíveis para os jogadores humanos, mas até agora a Blizzard não disponibilizou ou informou planos de disponibilizar novos heróis para os jogadores. Ainda que existam várias formas de se jogar Hearthstone, mesmo com os heróis já disponíveis o desejo de boa parte dos jogadores (e o meu inclusive) é ter ainda mais opções e repensar novas estratégias a partir de um novo panteão de heróis. Por enquanto o que nos resta é esperar e torcer para que a empresa desenvolva algo neste sentido.

Veredito

Sempre é um sinal muito positivo quando os maiores defeitos do jogo são a vontade de criar torneios e ter mais possibilidades para desenvolver a sua mente em novas estratégias. Me desculpem os fãs de Magic, mas Hearthstone é o jogos de cartas. Fácil de aprender, explicar e de se apaixonar. A parte técnica como todos os jogos da Blizzard deixa a concorrência no chinelo, com uma trilha gostosa, cenários interativos, animações fantásticas e um apelo enorme para os fãs de WoW ou WarCraft. Mas o grande destaque, para mim, é o grande número de estratégias que existem para se vencer uma partida. Hearthstone é simples o suficiente para você aprender em poucas horas mas complexo o bastante para continuar a desenvolver e testar novas estratégias por vários meses e mesmo assim se surpreender com novas possibilidades.

Convidado Especial

Perfil coletivo ou anônimo para ser utilizado por um suíno especial que queira escrever aqui em nosso chafurdeiro! Quer ter um artigo seu também aqui na POCILGA? Entre em contato, mas lembre-se, quem com porcos se mistura...

2 comentários sobre “Hearthstone

  1. Legal Sivano! Vi que você gostou mesmo. Eu nem cheguei a dar uma chance e sendo viciante assim não irei fazê-lo, pois mal dou conta do que já não quero abrir mão. AHAHA!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *