Hearthstone sofre nerf importante as vésperas da BlizzCon

Hearthstone sofre nerf importante as vésperas da BlizzCon

Faltando aproximadamente 3 semanas pra a BlizzCon – convenção específica em que Blizzard divulga informações sobre seus jogos e realiza as etapas finais de seus campeonatos mundiais oficiais – a empresa fez um anuncio polêmico a respeito do jogo Hearthstone.  Desde a atualização que aconteceu nesta quarta-feira 21 de Outubro, a carta “Capitã do Brado Guerreiro” sofreu um nerf brutal que mudará e muito o equilíbrio de forças dentro do jogo.

Mas o que é nerf?

Bem, nerf ou nerfar é quando um jogo é atualizado de forma que um item dentro deste sofre alguma alteração que o deixa mais fraco ou menos desejável e justamente isto que vai acontecer com a Capitã do Brado Guerreiro em Hearthstone. É importante dizer também que esta carta já foi nerfada anteriormente, já que tempos atrás o seu texto era: “Conceda investida a seus lacaios“. O que fazia esta a carta de classe mais poderosa anteriormente e sabiamente a Blizzard fez um nerf para o poder que permanece até esta semana que é: “Toda vez que evocar um lacaio com 3 ou menos de Ataque, conceda Investida a ele.” Isto ainda fazia dela uma ótima carta, mas o problema são as interações oriundas das cartas que ficaram disponíveis a partir das aventuras Naxxramas e Montanha Rocha Negra.

Porque aconteceu esse nerf?

brado outra
Capitã do Brado Guerreiro sofreu nerf bizarro

A interação dela com cartas como “Mordia da Morte“, “Freguês Carrancudo“, “Berserker Espumante“, “Carniçal Instável” e “Redemoinho” faziam combos impressionantes que muitas vezes ultrapassam mais de 30 em dano, tudo isso em apenas um turno. Este deck conhecido como “Patron Warrior” que tinham várias variações e que dominou tanto o modo rankeado de Hearthstone como a maioria dos torneios por tanto tempo, agora simplesmente vai morrer. Mas não é apenas isso, acredito também que a carta “Capitã do Brado Guerreiro” vai ser praticamente extinta de todos os decks competitivos de guerreiro.

Quais as consequências desse nerf?

As principais consequência serão dentro do rankeado e nos torneios. Sim os decks de “Patron Warrior” eram muito fortes, mas eles meio que seguravam o rankeado que esta povoado de decks super agressivos. Os decks como Zoo, Face e os com base em Mech devem dominar cada vez mais este espaço vazio deixado pelo “Patron Warrior”. Ainda que alguma coisa precisasse ser feita, acredito que a escolha foi equivocada. Para mim o problema não era a Capitã do Brado Guerreiro e sim as interações que ela possibilitava com outras cartas deste deck, talvez diminuir em um o seu life no jogo seria uma resposta adequada e muito menos drástica. Desta forma, a carta continuaria poderosa, mas as interações com as cartas citadas anteriormente seriam menos impactantes e as possibilidades de se criar combos para matar o inimigo em apenas um turno seriam bem menores.

Por isso acho que Blizzard seguiu o caminho errado e forçou a morte da carta que agora é praticamente irrelevante e é considerada uma das piores cards de classe dentro do jogo. Além disso ainda existem outras cartas atuais que tem tanto ou até mais poder sobre o jogo do que a Capitã do Brado Guerreiro que só fica tremendamente poderosa com estas interações. Eu considero hoje a carta “Desafiante Misterioso” a mais desbalanceada no jogo. Um card de custo 6 e que tem 6/6 e pode botar em jogo automaticamente quando jogada todos os segredos disponíveis tendo um potencial de botar 6 cards diferentes em campo desbalanceia muito mais o equilíbrio de forças.

Convidado Especial

Perfil coletivo ou anônimo para ser utilizado por um suíno especial que queira escrever aqui em nosso chafurdeiro! Quer ter um artigo seu também aqui na POCILGA? Entre em contato, mas lembre-se, quem com porcos se mistura...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *