Edward Mãos-de-tesoura ganha continuação em HQ

Se você é fã do filme “Edward Mãos-de-Tesoura” de Tim Burton lembra da cena final na qual a personagem Kim (interpretada por Winona Ryder) está contando para sua neta a história sobre Edward (Johnny Depp) e a menina pergunta se ela acha que ele ainda está vivo. Ela diz que não tem certeza, mas acredita que sim por causa da neve. Então vemos ele esculpindo uma estátua de neve enquanto o gelo cai pela janela do alto da montanha. Sem dúvidas essa fábula é um grande clássico dos anos 90. Curiosamente em 2015, mais de duas décadas depois do lançamento do filme, ele ganhou uma continuação em quadrinhos.

Megan é a nova Kim

Megan, a neta de Kim, é a protagonista da história. Ela agora é adolescente e acredita que a história de Edward Mãos-de-tesoura não passa de uma história de ninar contada pela avó. Mas algumas coisas estranhas começam a acontecer na pequena cidade e a garota resolve investigar. Ela é bastante curiosa e resolve ir na casa abandonada no alto da montanha em busca de Edward para saber se a história é real ou não. A família dela acredita que ela é maluca em achar que a história pode ser real e que Edward exista de verdade.

Obviamente que ela encontra Edward lá em cima vivo e tenta se aproximar dele, algo parecido com que acontece no filme com a personagem Peg (Dianne Wiest), mãe de Kim. Descobrimos que Edward ainda tem contato com o mundo através de jornais, mas ele não sabia que Kim havia falecido. Então iremos acompanhar como eles irão se aproximar, se conhecer e eventualmente se envolver em novas confusões.

A história é escrita por Kate Leth (que já escreveu HQs de “A Hora da Aventura”) é interessante por usar um truque parecido com o filme de Tim Burton ao não determinar exatamente quando a história se passa. No filme era algo meio anos 50 e 60. E como aqui a trama se passa uns 50 anos depois do filme, ela usou a mesma estratégia. Assim não estamos num futuro cheio de coisas avançadas e sim algo mais parecido com os dias atuais. Já a arte de Drew Rausch tem um estilo meio cartunesco que lembra um pouco o estilo do próprio Burton dando a HQ um clima interessante.

Edward-foto2

Continuação nos quadrinhos

Remakes e/ou continuações de filmes são sempre assunto polêmico. Essa opção de fazer uma história em quadrinhos parece uma opção interessante. É menos arriscada financeiramente ao pensar no custo do projeto. A chance dos fãs reclamarem é um pouco menor, apesar de que sempre vai ter alguém reclamando de alguma coisa na Internet. E o resultado pode funcionar melhor como uma homenagem ao levar os fãs de volta ao mundo do filme em um novo formato sendo uma experiência nova e diferente.

No caso de Edward, a ideia deu muito certo e funciona de forma nostálgica para os fãs do filme terem um tipo de continuação da história que, no cinema, teria grandes chances de fracassar, principalmente pelo fato dos envolvidos no filme não terem interesse em fazer um novo. Infelizmente não impede que isso seja feito no futuro (espero que não).

Ou seja, se você é fã do filme e gosta de quadrinhos não perca tempo e corra atrás. Agora se você não curte muito HQs, mas é fã do filme, essa pode ser uma boa oportunidade em entrar nesse mundo sem ser lendo alguma história de super-herói.

Existem muitos outros filmes que ganharam algum tipo de continuação em quadrinhos. De filmes mais recentes como “Django Livre”, que ganhou um crossover com Zorro escrito pelo próprio Quentin Tarantino (que eu li o número 1 não curti muito); passando por outros clássicos como Clube da Luta (escrito por Chuck Palahniuk, autor do livro – assim que eu ler escrevo sobre ele por aqui), Bill & Ted e Fuga de Nova York (confiram esse texto do blog do Salem).

edward-foto1

Enquanto isso no Brasil…

Infelizmente ainda não existe previsão de lançamento dessa HQ no Brasil. Considerando que o filme é muito querido no país existe uma possibilidade que isso ocorra no futuro. Caso aconteça, podem deixar que iremos avisar por aqui. O jeito por enquanto é comprar fora do país. Ou seja, em inglês. Ela é uma série mensal que até agora já tem 10 edições. É possível comprar cada uma delas em formato digital no Comixology. Em formato físico só mesmo em lojas especializadas nos EUA. Estão sendo lançados compilações a cada 5 números, já temos 2 volumes em formato físico que podem ser encontrados na Amazon (volume 1, volume 2). O 1º volume tem também na Amazon brasileira.

Analista de sistemas nascido em Salvador (BA) em 1980, mas atualmente morando em Brasília (DF). Cinema é sem dúvidas o meu hobby favorito. Assisto a filmes desde pequeno influenciado principalmente por meus pais e meu avô materno. Em seguida vem a música, principalmente rock e pop.

2 thoughts on “Edward Mãos-de-tesoura ganha continuação em HQ

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *