De Volta para o Futuro nos quadrinhos

De Volta para o Futuro nos quadrinhos

Além do documentário “Back in Time”, no dia 21 de Outubro (Back to the Future day) tivemos De Volta para o Futuro nos quadrinhos. É isso mesmo que você acabou de ler, a editora IDW (a mesma que lançou a HQ de Edward mãos-de-tesoura) aproveitou também a data para lançar a HQ: Back to the Future #1. A ideia inicial é que sejam 4 edições, mas a depender do sucesso das vendas pode ser que mais revistas acabem sendo produzidas.

Viagem no tempo

Uma das coisas mais marcantes do filme De Volta para o Futuro com certeza é a viagem no tempo. Mas ela é uma coisa complicada pois como aprendemos na trilogia qualquer pequena mudança pode gerar grandes alterações no tempo. Então para não correr o risco de estragar ou alterar a timeline dos filmes eles acharam melhor nessas histórias em quadrinho não utilizar esse recurso. Acho válido pois como falei no texto de Edward, a continuação do universo dos filmes em outras mídias tem essa “vantagem” de teoricamente não estragar o produto original.

Então o que sobra para ser abordado? Bom, temos diversas histórias que podem ser contadas dentro do universo dos filmes. Nesse primeiro número da HQ temos duas histórias: “When Marty Met Emmet” (escrita por Bob Gale e John Barber, com arte da dupla Brent Schoonover e David Witt) e “Looking for a Few Good Scientists” (escrita por Erik Burnham após argumento do Bob Gale e arte de Dan Schoening). Bom ver que Bob Gale, roteirista do filme junto com Robert Zemeckis (diretor) está envolvido.

devoltaparaofuturo-hq

When Marty Met Emmet

Essa foi a que eu mais gostei. Uma das coisas mais “sem noção” dos filmes era a origem da amizade entre Marty e Emmet. O que fazia um “cientista maluco” com um adolescente? Bom, nos filmes a amizade é tão bem construída que esse detalhe de como eles se conheceram não é tão importante. Foi aí que eu achei legal essa história abordar esse tema. Primeiro encontramos com Emmet ainda vivendo no velho oeste e ele conta para um dos filhos a história. Teoricamente ele conta a versão após os eventos do filme, ou seja, ele já sabia que ia conhecer Marty. Achei bem interessante. É uma história bem simples, mas vale pela nerdice da situação (se é que vocês me entendem).

Looking for a Few Good Scientists

A segunda também é boa e mostra o dr. Brown em 1943 na época que ele ainda era pesquisador numa universidade e é convocado para participar de um projeto secreto: o projeto Manhattan. Essa história é um pouco menor e não da tempo de desenvolver muita coisa, mas a arte de Dan Schoening é muito boa.

Ambas as histórias terminam com a frase “to be continued…” para não perder a piada fazendo referência com os filmes. Agora vamos ver nos próximos três números quais histórias serão contas e vão referenciar alguma dessas.

devoltaparaofuturo-hq-pag

Como faço para ler?

Infelizmente não existe previsão de lançamento no Brasil. Apesar do enorme sucesso dos filmes por aqui o tratamento que os filmes tem tido nos lançamentos em DVD e Blu-ray sempre deixa a desejar. Pode ser que alguma editora acabe se animando, vamos aguardar. Qualquer novidade a gente divulga aqui na POCILGA. Então o jeito mais fácil é comprar uma edição digital. O melhor caminho é na Comixology. Outra opção é na Amazon Brasileira, também em versão digital. Em formato físico uma opção é a Amazon Americana, mas com o frete vai sair uns 90 Reais (isso porque livro e quadrinhos não pagam imposto). Ou seja, a versão digital sai bem mais em conta.

Ramon Prates

Analista de sistemas nascido em Salvador (BA) em 1980, mas atualmente morando em Brasília (DF). Cinema é sem dúvidas o meu hobby favorito. Assisto a filmes desde pequeno influenciado principalmente por meus pais e meu avô materno. Em seguida vem a música, principalmente rock e pop.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *