Top 10 – Melhores Ficções Científicas segundo cientistas

Quais são os 10 melhores filmes de ficção científica? Uma pergunta bastante polêmica para qualquer cinéfilo, até porque cada um possui suas preferências. Em um dos gêneros mais queridos do cinema porque não saber na opinião dos cientistas quais seriam, segundo os seus critérios, as 10 melhores ficções científicas de todos os tempos?

Foi realizada uma votação que levou em conta o quanto estas obras representaram para a ciência, os estudos da astrofísica, inteligência artificial, colapsos sociais e até mesmo vida alienígena. Claro, nem sempre os filmes mais divertidos possuem um grande apuro científico, ainda assim parece que as escolhas caminharam entre produções mais populares, vamos a elas:

10º Guerra dos Mundos – “War of the Worlds” (1953)

Não é aquele com Tom Cruise (que nem é tão ruim assim), mas o clássico de 1953 foi baseado num romance escrito por H. G. Wells em 1898.

Guerra dos Mundos (1959)
Guerra dos Mundos (1959)

9º Star Wars – Uma Nova Esperança – “Star Wars” (1977)

Apesar de tanto som rolando no vácuo, os cientistas parecem ter curtido bastante um dos maiores clássicos do cinema. O primeiro filme lançado da franquia “Guerra nas Estrelas” com seus robôs, principalmente o C-3PO, foi fonte de inspiração para alguns cientistas projetarem robôs serventes.

Star Wars Episódio IV
Star Wars Episódio IV

8º  “Blade Runner” (1982)

Mesmo tendo sido um fracasso nas bilheterias, Blade Runner é o exemplo de obra que só com o tempo se torna cultuada. Segundo os cientistas, poucas obras conseguiram conversar tão bem sobre inteligência artificial.

Filosofia andróide
Filosofia andróide

7º “Jurassic Park” (1993)

Do chocolate surpresa para os cinemas
Do chocolate surpresa para os cinemas

A ideia de conseguir reviver os dinossauros através de DNA encontrado em fósseis foi logo desmentida pouco tempo depois dos dinossauros estraçalharem as bilheterias nos cinemas ao redor do mundo. De qualquer forma os cientistas dizem que é o tipo de obra que eles amariam que se tornasse realidade. Medo do perigo e da morte talvez eles não tenham não é mesmo?

6º “Wall-E” (2008)

Wall-E é um dos maiores acertos da Pixar, ele e Eva fazem um casal dos sonhos cibernéticos, mas o que dizer daquele vislumbre da humanidade no futuro? Parece tão próximo e real não é mesmo?

Wall-E
Waaaaaaaallllllleeeeeeeeeee

5º Viagem Fantástica – “Fantastic Voyage” (1966)

Quem assistir ao filme nos dias atuais pode estranhar um pouco o visual porque ele ficou bastante datado, mas a ideia de miniaturizar cientistas e jogá-los dentro do corpo humano explodiu cabeças na época em que foi lançado. Os professores de biologia devem ter tido orgasmos com este clássico.

Viagem Fantástica (1966)
Viagem Fantástica (1966)

4º Alien, O 8º Passageiro – “Alien” (1979)

Em 1979 Sigourney Weaver provou que uma mulher poderia chutar bundas e ser uma das maiores heroínas da ficção científica. Além disso, o Alien do filme foi baseado no ciclo de vida de uma espécie de vespa, daí a piração dos estudiosos de como isso pode ter sido tão bem usado em um roteiro.

SigourneyWeaver, Alien 1979
Sigourney Weaver, Alien 1979

3º Brazil: O Filme – “Brazil” (1985)

Para quem não assistiu Brazil não se passa na época do descobrimento ou fala sobre índios e afins, na verdade é uma das distopias mais elogiadas de todos os tempos.

Quem descobriu a Distopia?
Quem descobriu a Distopia?

2º Matrix – “The Matrix” (1999)

Muita gente ainda temia o bug do milênio quando Matrix chegou aos cinemas e elevou a discussão sobre realidade virtual a um patamar jamais imaginado naquela época. Até hoje é um dos maiores clássicos do cinema.

Neo
Agora pare… pegue no compasso.

1º – 2001: Uma Odisseia no Espaço – “2001: A Space Odyssey” (1968)

Falar o que da obra prima de Kubrick? São tantos os acertos e quase infinitas as discussões que este filme levanta que não chega a ser nenhuma surpresa que seja o favorito entre os cientistas.

Como eu chego na balada...
Como eu chego na balada…

Sei que você pode estar sentindo falta de Interstellar que até mesmo o grande cientista Neil de Grasse Tyson elogiou. Não ver na lista Gravidade e todo aquele seu show de imagens também pode soar estranho para alguns, mas essa lista foi montada a partir de uma votação de diversos cientistas e engenheiros que chegaram a conclusão, não tão surpreendente, que “2001: Uma Odisséia no Espaço do Kubrick” é o melhor filme de ficção científica de todos os tempos.

Algumas excelentes obras, levando em conta o ‘apuro científico’, fazem muita falta na lista, talvez por não serem tão conhecidas do grande público. Filmes como Primer, Filhos da Esperança, Metropolis, Distrito 9 ou até mesmo Gattaca mereciam um lugar nessa lista.

E para você, qual obra você sentiu falta de figurar nesse top 10 melhores filmes de ficção científica?

Queria ser astronauta mas tudo o que consegui na vida foi cair de um carro em movimento, fissurar meu crânio andando de skate e zerar Alex Kid in The Miracle World no Master System. Nas horas vagas vejo filmes que ninguém conhece, mato monstros que não existem e torço por um time que nunca vence.

13 thoughts on “Top 10 – Melhores Ficções Científicas segundo cientistas

  1. Você praticamente já citou todas que poderiam estar e não estão. A razão para Star Wars estar e outros não chega a ser tão fraca que não deveria nem ser citada. Podiam falar a verdade logo. “Porque os lightsabers são DEMAIS!”

  2. Pode ser que os critérios da votação não tenham sido “realismo científico”, senão aí com certeza Interstellar e Gravidade estariam na lista, pode ter sido só os que eles mais gostam e no caso só tinha cientista votando. ahahahahah

  3. Boa lista, a minha ficaria um pouco diferente, só passaria o Alien pra terceira colocação, concordo que “Gravidade” e “Interstellar” mereciam aparecer, mas tá cheio de filmaços ai. O primeiro lugar é inquestionável, não poderia ficar de fora mesmo.

    1. Trekker, deixe de despeito rapaz. Star Wars é um fenômeno mundial hahahah.

      Dentre os gêneros que ele ‘passeia’, um deles é o da ficção científica, assim como fantasia e outros subgêneros.

      Talvez quando o pessoal estudar mais forte o teletransporte Star Trek apareça 😛

      1. Não é despeito é a razão. Star Trek é composto de muitos universoa já na decada de 60 falava em universos pararelos de viagens no tempo e suas consequencias.
        Já na década de 60 falava em androudes de robôs e clonagem assim como de seres viventes que eram de silicio e não carbono como nós.
        Só para completar sw não é ficção é fantasia (vide Wikipédia). É um filme racista que só fala de guerra e se acabar a guerra acabou o amor.

    1. Contato para mim é um grande clássico da ficção científica, mas parece que os cientistas não curtiram tanto ou talvez tenham achado ele “fantasioso” demais

    1. Sim, Distrito 9 retratou muito bem a forma como acredito que reagiríamos se algo daquela magnitude ocorresse aqui.

  4. Ainda bem que aquele filme idiota que me fez perder 3 horas de minha vida,não consta.
    Interestelar! Nossa, que filme ruim. A única coisa que eu curtir foi a trilha sonora e o clima de tensão sempre presente.

    1. poxa Maiara, uma boa trilha e uma atmosfera bem construída já fazem um filme valer a pena! Gosto bastante de Interestelar, mas também não o colocaria em uma lista dessas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *