Top 10 – Filmes de terror inspirados em obras de Stephen King

Fazer um top 10 com filmes de terror inspirados em obras de Stephen King pode ser uma das listas mais controversas que já fiz. O problema maior deste Top 10 é que envolve o emocional de muita gente inclusive pra mim! Por isso, quero deixar claro desde já que o critério desta lista é a ordem dos filmes que mais me marcaram, deram medo e me fizeram querer ler/assistir mais coisas que tivessem o nome do Stephen King no meio. Explicado isso, vamos em frente?

10. 1408 (2007)

1408

Muita gente torce o nariz pra este filme com o John Cusack mas acho que se ficamos o tempo inteiro preocupados com o destino do protagonista, o filme de terror cumpriu seu papel. E esse é o caso! Em 1408, um romancista que investiga fenômenos paranormais resolve se hospedar no quarto 1408 do  Dolphin Hotel em Nova York. O local é conhecido por abrigar espíritos malignos que obrigam os hospedes a cometerem suicídio.

09. Christine (1983)

Christine

Pra muitos esse é um dos melhores filmes baseados em obras do Stephen King. Eu não consegui uma identificação tão forte mas nem por isso acho Christine um filme ruim.  Um jovem adquire um carro e começa a ficar obcecado por ele, se afastando de seus amigos e também da namorada. Quando suas atitudes chegam no limite da loucura, seus amigos buscam informações a respeito do carro e descobrem que isso aconteceu com o antigo dono também e a história acabou mal.

08. O Nevoeiro – The Mist (2007)

o nevoeiro

A chiadeira foi grande com esta adaptação. Muitos fãs do Stephen King não aceitaram as mudanças propostas pelo filme, incluindo o final. Eu achei tenso, com reflexões sobre fanatismo religioso, lavagem cerebral e um risco eminente dentro e fora do mercado. No filme, após um Nevoeiro tomar conta de uma pequena cidade, um pai e seu filho de oito anos ficam presos junto com outros moradores dentro de um mercadinho. As coisas vão se complicando e eles não sabem o que os espera do lado de fora.

07. Cujo (1983)

Cujo

Cujo é um daqueles filmes que me remetem a um medo quase infantil. Assisti quando era pequena em uma época onde filmes como este passavam no horário da tarde e fiquei com pavor de cães São Bernardos. Em Cujo, somos apresentados a uma mulher e seu filho que acabam em uma situação surreal: estão presos dentro de um carro e não podem sair pois um cachorro São Bernardo raivoso ronda o automóvel no intuito de pegá-los.

06.  iT (1990)

pennywise

Os portadores de Coulrofobia (fobia de palhaços) com certeza amaldiçoam esse filme! Ele está nesta posição mais por uma homenagem a este vilão maravilhoso do que pelo filme em si. Em It, 30 anos depois de uma série de desaparecimentos de crianças serem relacionados a um palhaço, a possibilidade do retorno de Pennywise, faz com que amigos de infância se reencontrem para combatê-lo.

05. Colheita Maldita – Children of  the corn (1984)

colheita maldita

Um casal que está viajando de carro procuram a cidade mais próxima para comunicar um assassinato. Ao chegarem no local, descobrem que todos os adultos de lá foram assassinados pelas crianças, lideradas pelo jovem pregador Isaac, que adora uma entidade e a alimenta com sangue humano proveniente de sacrifícios.

04. Cemitério Maldito – Pet Sematary (1989)

cemitério maldito

Eu tinha um pavor gigantesco desse gato e isso fez com que eu demorasse pra assistir Cemitério Maldito de novo, só o fazendo quando já era adolescente. Ao se mudarem para um local mais afastado da cidade, uma família  acredita que vai ter maior qualidade de vida, se não fosse uma rodovia de carros pesados que passam quase no jardim de casa. Além deste inconveniente, eles também descobrem que perto da casa tem um antigo cemitério que provocará muitos problemas pra eles.

03. Louca Obsessão – Misery (1990)

misery

Lembro que quando assisti o filme Encaixotando Helena, onde vilão sonha em transformar sua amada em uma Vênus de Milo aprimorada, imagino que o desejo do diretor é que ele fosse tão temido quando Annie de Louca Obsessão. Por pior que seja aquele homem não chega aos pés da construção de personagem feita pela Kathy Bates.  Neste filme baseado no livro Misery, um famoso escritor sofre um acidente de carro mas de imediato é salvo por uma mulher que se intitula sua fã numero um. Por conta da forte nevasca, ela o mantêm em cativeiro em sua casa afirmando não poder levá-lo ao hospital e assim começa um jogo psicológico para que ele termine seu ultimo livro.

02. Carrie (1976)

Carrie

Se não me falhe a memória, Carrie é o primeiro filme que assisti onde torci para que quase todos os personagens morressem. Neste filme conhecemos Carrie, uma menina introvertida e sem amigos devido ao isolamento imposto por sua mãe uma fanática religiosa. O ambiente escolar virou o pior pesadelo de Carrie pois os colegas dela elevaram o bullying a potência nível Via Láctea. O final podemos contar com muito sangue e vingança.

01. O Iluminado – The Shinning (1980)

o iluminado

Pode parecer irônico que o primeiro lugar fique com um filme no qual Stephen King não goste nenhum pouco da adaptação. Em O Iluminado, Jack Torrance se muda com a esposa e o filho para um hotel isolado onde cuidará de toda a estrutura do local durante um rigoroso inverno. O isolamento e possíveis eventos sobrenaturais, faz com que ele perca a sanidade mental pouco a pouco e se torne um perigo pra família.

***

Este foi o meu Top 10 filmes de terror inspirados em obras de Stephen King. Vocês mudariam algum filme de posição ou acrescentariam outro? Deixa aí seu comentário.

Uma criatura meio doida que lembra a irmã do Ferris Bueller, finge que é nerd, adora filmes de terror mas tem medo de comédias românticas.

8 thoughts on “Top 10 – Filmes de terror inspirados em obras de Stephen King

  1. Tanta coisa de Stephen King já foi adaptada para o cinema que é complicado mesmo fazer um top 10. Desses aí eu não assisti Colheita Maldita e Cujo, e Christine tenho vaga lembrança. Agora o top 3 ficou sensacional. E sem dúvidas O Iluminado é o melhor, mesmo que o próprio King discorde disso.

  2. Adorei a lista, Dani!

    Acho uma viagem falar sobre adaptações de Stephen King pro cinema, porque as pessoas falam como se os filmes fossem dele mesmo. Quando eu trabalhava na livraria, direto vinha gente pedindo pelos “filmes de Stephen King”. Sempre achei isso engraçado, até porque tem adaptações dele feitas por roteiristas e diretores bem famosos, mas mesmo assim o povo continua falando sobre “os filmes de Stephen King”!

    Coincidentemente, eu também fiz uma listinha de obras de Stephen King essa semana (aniversariante da semana, sabe como é, né?!), mas fui na direção oposta à sua. Ao invés de listar as obras de terror e horror, fiz uma listinha de histórias que não tem *nada* de sobrenatural! E, por incrível que pareça, tem um item comum às duas listas! o.O

    Se você quiser dar uma olhadinha, eu vou adorar saber a sua opinião! =D

    http://saogeorges.blogspot.com.br/2015/09/quem-tem-medo-de-stephen-king-ou.html

    1. Clarita, acho que essa confusão se deve muito a forma que vendem o filme. Colocam o nome do Stephen pra dar aquela credibilidade, principalmente quando o gênero é terror!
      Já vi qual é nosso livro/ filme em comum!!!! Adorei sua lista, inclusive tem livro lá que preciso ler!!!! Mas ainda tô com o Novembro de 63 pra ler antes.

  3. Stephen King é um mestre do gênero horror com suspense e mistério, são tantos filmes bons que é realmente difícil fazer um top 10. Meu preferido é “O Nevoeiro” , filme com uma atmosfera incrível, atuações ótimas e que final aquele… Sensacional! Adorei a lista.

    1. Linda,
      Sabe que muita gente odeia o final do filme né? Porque é diferente do livro!
      Mas eu achei muito coerente e amei o filme; me surpreendeu pois não dava nada por ele e nem vi no cinema, já vi quando estava passando na TV.

      1. Pois é Dani, mas eu gosto de ser surpreendida, o final realmente me impactou e fez refletir muito, eu senti vontade de entrar na história e mudar aquilo rsrs

        De fato é muito difícil uma adaptação ser tão boa e fiel ao livro, acredito que até devido ao público que é diferente, as obras do Stephen merecem tanto serem lidas quanto vistas, eu assisti a quase todos(se não todos) os filmes inspirados em sua obra, já os livros li poucos mas são superiores sim, quanto ao “O Nevoeiro” adorei.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *