Nocaute (Southpaw, 2015)

Sabemos que, hoje em dia, não é tarefa das mais fáceis fazer um filme sobre boxe que seja original. O tema já foi utilizado inúmeras vezes e nos proporcionou obras inesquecíveis. Como exemplo, cito Rocky, Touro Indomável e Menina de Ouro. Minhas expectativas para Nocaute eram moderadas, mesmo com a presença de Jake Gyllenhaal como ator principal e de Kurt Sutter (criador do ótimo seriado Sons of Anarchy) como roteirista. Infelizmente, o diretor Antoine Fuqua exagerou (e muito!) na mão pesada e nos clichês, dando vida a um trabalho totalmente irregular e desperdiçando uma elogiável atuação de Gyllenhaal.

A trama nos apresenta a Billy Hope, boxeador invicto, rico, pai de família e cheio de amigos. Uma confusão com um rival dá início a uma cadeia de eventos que tem o potencial de destruir tudo o que ele conquistou. Não dá para acreditar em tanta desgraça! O pior é que conseguimos adivinhar algumas delas. Você pensa “agora só falta tal coisa acontecer…” e não dá outra. O excesso de eventos dramáticos torna a experiência irreal.

A ideia é mostrar o auge, a queda e a redenção do atleta, do ser humano e do pai Billy Hope. Mas a falta de verossimilhança e as doses cavalares de clichês impedem que criemos uma conexão com o que estamos assistindo. É uma pena, pois Gyllenhaal traz bastante intensidade para o papel. A atuação dele poderia ser considerada para o próximo Oscar, caso estivesse em um filme melhor.

As lutas merecem elogios. Em alguns momentos, ficamos no ponto de vista de Billy e temos a impressão de que vamos tomar um jab na face! Os cortes rápidos e a câmera tremida potencializam a agressividade dos lutadores. Eis um dos poucos acertos de Fuqua.

Decepção é uma das palavras que definem Nocaute. Eu esperava um pouco mais de Kurt Sutter no cinema. Onde está aquele equilíbrio fascinante de violência, intrigas e emoção de Sons of Anarchy? Certamente, não aqui.

***Classificação***

2 (Kevin) Bacons de 5


Título Original: Southpaw southpaw-poster-2-digital
Título Nacional: Nocaute
Ano: 2015
Duração:
124 min
Diretor:
 Antoine Fuqua
Roteiro: Kurt Sutter
Gênero: Ação/Drama/Esporte
Elenco: Jake Gyllenhaal, Rachel McAdams, Forest Whitaker, 50 Cent, Rita Ora, Oona Laurence, Victor Ortiz, Naomie Harris, Miguel Gomez, Tyrese Gibson.

Fã de sci-fi que gosta de expor suas opiniões por aí! Oinc!

4 thoughts on “Nocaute (Southpaw, 2015)

  1. É mesmo uma grande pena que seja uma obra decepcionante, acho que só pela dedicação do Gyllenhaal com o personagem e toda a sua transformação corporal, que fica ainda mais impressionante se você lembrar do seu último trabalho no ótimo ‘O Abutre’ no qual ele estava esquálido, deveria ter um melhor aproveitamento e acerto por parte do Fuqua.

    Uma pena.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *