Akira poderá ser lançado em 2017 pelas mãos de Christopher Nolan

O badalado diretor e produtor Christopher Nolan (Inception, Interestelar, Batman: O Cavaleiro das Trevas) pode ter sido escalado para enfim conseguir tirar do papel a adaptação em live action de Akira, icônico mangá do mestre Katsuhiro Otomo. A informação é do site Den of Geek, e apesar de até o momento não ter qualquer confirmação oficial das partes envolvidas, parece contar com certa verossimilhança. De qualquer forma, as suspeitam são de que Nolan deva servir com produtor e que Akira será desenvolvido como uma trilogia que deve ter seu primeiro filme chegando aos cinemas entre os blockbusters de verão de 2017.

O projeto vem lutando para ser retirado do papel desde de 2002, pela produtora Apian Way de Leonardo DiCaprio, mas sempre encontra entraves em questões orçamentárias ou problemas de desenvolvimento de roteiro. Diversos atores de renome já estiveram ligados ao projeto como Garret Hedlund e Kirsten Stewart nos papéis principais – o que gerou algumas controvérsias dos fãs, já que a história original de Akira se passa em Neo-Tokio e tem um elenco apenas de personagens orientais – e teve inclusive Jaume Collet-Serra (Sem Escalas, A Órfã) escalado para dirigir. A boa relação profissional entre Nolan e DiCaprio, que já colaboraram em diversos trabalhos de sucesso juntos, reforça a possibilidade de que não se trate de um mero rumor. Também faz sentido que a Warner Bros queira investir em uma nova franquia que já conta com milhares de fãs ao refor do mundo e muita expectativa ao longo dos anos.

  Nolan-DiCaprioBAUUMM!!

As últimas notícias confirmadas relacionadas ao projeto davam conta de que o Marco J. Ramirez – atual showrunner contratado para a segunda temporada da série Demolidor, da Netflix e roteirista de Sons of Anarchy – teria sido convocado para dar um novo tratamento ao roteiro, que deve mesmo “ocidentalizar” a história e transpor a ação da Neo-Tokio original para Neo-Manhattan. Se a informação de que se tratará de uma trilogia for confirmada, é bem provável que a base de trabalho de Ramirez não seja o Anime de longa metragem sucesso mundial em 1988, mas sim a obra completa do mangá que se desenrola ao longo de seis volumes de história.

O mangá de Katsuhiro Otomo é famoso por sua fantástica arte, com cenários detalhados e pela sua hiper-violência. Quentin Tarantino e Andy e Lana Wachowski estão entre os grandes fãs que foram influenciados pela obra. Akira mostra um futuro distópico cyberpunk, que mistura gangues de jovens delinquentes se digladiando em violentos conflitos nas ruas de uma gigantesca megalópole sobre suas motos em altíssima velocidade com insurreições políticas, autoritarismo militar e poderes psíquicos capazes de destruir uma cidade como uma bomba nuclear. Tanto o mangá quanto o anime fizeram um estrondoso sucesso nas décadas de 80 e 90, e conquistaram legiões de fãs. Akira é considerada uma das maiores obras de arte do gênero japonês.

Fique atento para mais notícias. E se quiser mais sobre Akira deixe seu comentário abaixo. O chiqueiro se incumbirá de preparar matérias sobre a obra de Katsuhiro Otomo, tanto o mangá original, quanto o anime de 1988. Óinc!!

Quadrinista e escritor frustrado (como vocês bem sabem esses são os "melhores" críticos). Amante de histórias de ficção histórica, ficção científica e fantasia, gostaria de escrever como Neil Gaiman, Grant Morrison, Bernard Cornwell ou Alan Moore, mas tudo que consegue fazer mesmo é mestrar RPG para seus amigos nerds há mais de vinte anos. Nas horas vagas é filósofo e professor.

2 thoughts on “Akira poderá ser lançado em 2017 pelas mãos de Christopher Nolan

    1. Ah sim. Vão ter que adaptar bem livremente. Não vai sair igual, claro. Com a ressalva, com tudo, que a a HQ tem muitas subtramas e muitas histórias que podem ser mais bem desenvolvidas em uma trilogia, do que apresentada no anime. É sempre uma boa expectativa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *