2010 – O Ano Em Que Faremos Contato

2010 – O Ano Em Que Faremos Contato

Comparar 2010 – O Ano Em Que Faremos Contato com 2001 – Uma Odisseia no Espaço é um ato de grande covardia, portanto, evitarei ao máximo fazê-lo. Pretendo analisar esta space opera pelo o que ela é. É uma missão difícil, já que é impossível esquecer o balé tecnológico de Kubrick, mas prometo que irei tentar.

Nove anos após os acontecimentos de 2001, uma missão compartilhada entre russos e americanos parte para os satélites de Júpiter em busca da nave Discovery e de respostas sobre o misterioso monólito. Tentando incrementar o roteiro, é adicionado o contexto da Guerra Fria. As coisas ficam cada vez piores entre a União Soviética e Os Estados Unidos, tornando o medo de uma nova guerra algo palpável. Tal escolha não poderia ter sido mais errada, pois faz de 2010 – O Ano Em Que Faremos Contato um filme muito datado e abre espaço para uma conclusão piegas.

Temos aqui a típica continuação que foi feita apenas para angariar dólares. Deve-se elogiar Peter Hyams por não tentar imitar Kubrick. O diretor investe em um estilo mais simples e direto, mas nada fascinante. Algumas respostas pouco inspiradas nos são oferecidas. Quando pensamos na qualidade de tais respostas, chegamos a conclusão de que era melhor curtir o mistério. Aliás, temos muito pouco de mistério aqui, menos ainda de beleza e absolutamente nada de poesia. 2010 – O Ano Em Que Faremos Contato merece alguns elogios por recriar na raça cenários de 2001 e por conter atuações sólidas do seu competente elenco. O filme foi indicado a 5 Oscar técnicos em 1984 e não levou nenhum.

Pois é. Não consegui cumprir o que prometi no primeiro parágrafo. Talvez eu aproveitasse mais o filme caso jamais tivesse visto 2001. Algum fã de 2010 aqui para defendê-lo?

***Classificação***


Título original: 20102010-o-ano-em-que-faremos-contato
Título nacional: 2010 – O Ano Em Que Faremos Contato
Ano: 1984
Duração:
116 min
Diretor:
 Peter Hyams
Roteiro: Peter Hyams
Gênero: Mistério/SCI-FI/Thriller
Elenco: Roy Scheider, John Lithgow, Helen Mirren, Bob Balaban

 

Bruno Brauns

Fã de sci-fi que gosta de expor suas opiniões por aí! Oinc!

2 comentários sobre “2010 – O Ano Em Que Faremos Contato

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *